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Efeitos históricos na educação de surdos no brasil: concepção de lingua(gem)
dc.creator | Rocha, Rogers | |
dc.creator | Silva, Diego Machado da | |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T22:41:01Z | |
dc.date.available | 2023-09-11T22:41:01Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, R.; SILVA, D. M. . Efeitos históricos na educação de surdos no brasil: concepção de lingua(gem). REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 15, p. 150-162, 2021. Disponível em: https://www.revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/515. Acesso em: 11 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-8584 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10065 | |
dc.description.abstract | Para o desenvolvimento do presente artigo, partiu-se de uma investigação de natureza qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, construindo reflexões sobre as concepções de língua(gem) desenvolvidas historicamente, desde a “língua(gem) como a representação do pensamento”, perpassando pela “língua(gem) como instrumento de comunicação” à concepção de língua(gem), como processo de interação (atividade discursiva)”. Elas têm o objetivo de identificar aspectos educativos e políticos que influenciaram a educação de surdos. A língua(gem) como expressão do pensamento, desde a tradição grega até o século XX, não favoreceu o reconhecimento da língua de sinais, desenvolvendo uma educação oralista, pensava-se que o surdo necessitava de oralidade para que seu pensamento não fosse deficiente. A concepção de língua(gem) como instrumento de comunicação (elaborada por Saussure, 1916), que desconsiderou a língua de sinais, porque não estabelecia um padrão, fortaleceu o ensino de Português para surdos como um código linguístico, porém, com o desenvolvimento da estrutura linguística da Libras (código) e das pesquisas na área de neurolinguística sobre a língua de sinais, fortaleceu o reconhecimento linguístico da Libras. Logo, a concepção de língua(gem) como processo de interação, com bases em estudos psicológicos (Vygotsky) e linguísticos (Bakhtin), contribuíram para o fortalecimento social e cultural dos surdos e para a implementação da política educacional bilíngue. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Concepção de lingua(gem) | pt_BR |
dc.subject | Língua | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Efeitos históricos na educação de surdos no brasil: concepção de lingua(gem) | pt_BR |
dc.title.alternative | Historical effects on deaf education in brazil: language conception | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.47249/rba2021515 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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