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dc.creatorRocha, Rogers
dc.creatorMartins Filho, Lourival José
dc.date.accessioned2023-09-11T22:41:17Z
dc.date.available2023-09-11T22:41:17Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationROCHA, R.; MARTINS FILHO, L. J.. Base Nacional Comum Curricular e a hegemonia da língua inglesa como língua estrangeira: a sociedade civil como interventora. UNILETRAS, v. 42, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/uniletras/article/view/15212/209209213860. Acesso em: 11 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10066
dc.description.abstractO presente artigo procura discutir a partir de uma pesquisa documental, a hegemonia da língua inglesa no itinerário formativo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a contribuição do Movimento Todos pela Educação nesse processo como um movimento privado pertencente à sociedade civil. A discussão baseia-se no conceito de Estado Ampliado de Gramsci (2000). Considera-se neste contexto pertinente organizar-nos em um movimento contra-hegemônico para que outras línguas estrangeiras e brasileiras sejam também contempladas no currículo conforme a necessidade social e também o cumprimento das legislações vigentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUEPGpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleBase Nacional Comum Curricular e a hegemonia da língua inglesa como língua estrangeira: a sociedade civil como interventorapt_BR
dc.title.alternativeCurriculum Common National Base and hegemony of english as a foreign language: civil society as interventionistpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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