dc.creator | Rocha, Rogers | |
dc.creator | Silva, Diego Machado da | |
dc.creator | Martins Filho, Lourival José | |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T22:41:32Z | |
dc.date.available | 2023-09-11T22:41:32Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, R.; MARTINS FILHO, L. J. ; SILVA, D. M. . A atuação colaborativa do intérprete educacional em escolas regulares. SOBRE TUDO, v. 11, p. 195-195, 2020. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/4301. Acesso em: 11 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10067 | |
dc.description.abstract | O presente artigo procurou relacionar a atuação do tradutor e intérprete educacional de Libras/Português de forma colaborativa (MENDES e LUNARDI, 2019) com os professores envolvidos da educação de surdos em escolas inclusivas. Procurou-se definir o surdo como um sujeito social e cultural (SKLIAR, 1997) numa perspectiva bilíngue pertencente tanto em escolas bilíngues quanto em escolas inclusivas em que a sociedade civil é interventora da sociedade política nas decisões das políticas educacionais bilíngues. Conclui-se que a atuação do tradutor e intérprete educacional de Libras/Português deve-se desenvolver de forma colaborativa com professores regentes e professores da educação especial no sentido de compartilhar informações sobre a educação de surdo e aspectos linguísticos da Libras. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSC | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Tradutor e intérprete | pt_BR |
dc.subject | Libras/Português | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino colaborativo | pt_BR |
dc.title | A atuação colaborativa do intérprete educacional em escolas regulares | pt_BR |
dc.title.alternative | La actuación colaborativa del intérprete educativo en las escuelas regulares | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |