dc.creator | Rocha, Rogers | |
dc.creator | Martins Filho, Lourival José | |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T22:46:53Z | |
dc.date.available | 2023-09-11T22:46:53Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, R.; MARTINS FILHO, L. J.. Estratégias de Escrita por Alunos Surdos no Contexto de Ensino-Aprendizagem de Espanhol como L3. In: GOMES, Angela Maria. Fenômenos linguísticos e fatos de linguagem. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 01-18. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/estrategias-de-escrita-por-alunos-surdos-no-contexto-de-ensino-aprendizagem-de-espanhol-como-l3. Acesso em: 11 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10070 | |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma
investigação com alunos surdos em aulas de
Espanhol em que foram coletadas produções
escritas para identificação dos elementos que
caracterizam as estratégias de comunicação
a seguir: alternância de Língua, criação de
vocábulo, transferência interlinguística entre
a Língua Brasileira de Sinais e o Português e
transferência intralinguística. A metodologia
e as categorias empregadas na pesquisa
baseiam-se em Sousa (2008), que desenvolveu
uma pesquisa com o ensino de Inglês como
terceira Língua para surdos. Os resultados
alcançados evidenciam o uso de estratégias
empregadas no léxico na aprendizagem de
Espanhol como terceira Língua, similares às
encontradas pela autora citada, em que há uma
preferência pela estratégia de alternância de
Língua. As estratégias empregadas na sintaxe
evidenciam resultados diferentes, pois na sua
pesquisa foi difícil identificar as estratégias,
porém nesta a preferência foi pela transferência
interlinguística da Língua Brasileira de Sinais e
a Intralinguística. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ed. Atena | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Estratégia de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Espanhol | pt_BR |
dc.subject | Deafs | pt_BR |
dc.subject | Communication strategies | pt_BR |
dc.subject | Spanish | pt_BR |
dc.title | Estratégias de Escrita por Alunos Surdos no Contexto de Ensino-Aprendizagem de Espanhol como L3. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.60419251110 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |