Mostrar el registro sencillo del ítem
Estratégias de Escrita por Alunos Surdos no Contexto de Ensino-Aprendizagem de Espanhol como L3.
dc.creator | Rocha, Rogers | |
dc.creator | Martins Filho, Lourival José | |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T22:46:53Z | |
dc.date.available | 2023-09-11T22:46:53Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, R.; MARTINS FILHO, L. J.. Estratégias de Escrita por Alunos Surdos no Contexto de Ensino-Aprendizagem de Espanhol como L3. In: GOMES, Angela Maria. Fenômenos linguísticos e fatos de linguagem. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 01-18. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/estrategias-de-escrita-por-alunos-surdos-no-contexto-de-ensino-aprendizagem-de-espanhol-como-l3. Acesso em: 11 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10070 | |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma investigação com alunos surdos em aulas de Espanhol em que foram coletadas produções escritas para identificação dos elementos que caracterizam as estratégias de comunicação a seguir: alternância de Língua, criação de vocábulo, transferência interlinguística entre a Língua Brasileira de Sinais e o Português e transferência intralinguística. A metodologia e as categorias empregadas na pesquisa baseiam-se em Sousa (2008), que desenvolveu uma pesquisa com o ensino de Inglês como terceira Língua para surdos. Os resultados alcançados evidenciam o uso de estratégias empregadas no léxico na aprendizagem de Espanhol como terceira Língua, similares às encontradas pela autora citada, em que há uma preferência pela estratégia de alternância de Língua. As estratégias empregadas na sintaxe evidenciam resultados diferentes, pois na sua pesquisa foi difícil identificar as estratégias, porém nesta a preferência foi pela transferência interlinguística da Língua Brasileira de Sinais e a Intralinguística. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ed. Atena | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Estratégia de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Espanhol | pt_BR |
dc.subject | Deafs | pt_BR |
dc.subject | Communication strategies | pt_BR |
dc.subject | Spanish | pt_BR |
dc.title | Estratégias de Escrita por Alunos Surdos no Contexto de Ensino-Aprendizagem de Espanhol como L3. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.60419251110 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Letras Libras/Literatura Surda: Capítulos de livros [9]
Abrange os capítulos de livros da área de Letras Libras/Literatura Surda