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dc.creatorRocha, Rogers
dc.creatorMartins Filho, Lourival José
dc.date.accessioned2023-09-11T22:46:53Z
dc.date.available2023-09-11T22:46:53Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationROCHA, R.; MARTINS FILHO, L. J.. Estratégias de Escrita por Alunos Surdos no Contexto de Ensino-Aprendizagem de Espanhol como L3. In: GOMES, Angela Maria. Fenômenos linguísticos e fatos de linguagem. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 01-18. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/estrategias-de-escrita-por-alunos-surdos-no-contexto-de-ensino-aprendizagem-de-espanhol-como-l3. Acesso em: 11 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10070
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma investigação com alunos surdos em aulas de Espanhol em que foram coletadas produções escritas para identificação dos elementos que caracterizam as estratégias de comunicação a seguir: alternância de Língua, criação de vocábulo, transferência interlinguística entre a Língua Brasileira de Sinais e o Português e transferência intralinguística. A metodologia e as categorias empregadas na pesquisa baseiam-se em Sousa (2008), que desenvolveu uma pesquisa com o ensino de Inglês como terceira Língua para surdos. Os resultados alcançados evidenciam o uso de estratégias empregadas no léxico na aprendizagem de Espanhol como terceira Língua, similares às encontradas pela autora citada, em que há uma preferência pela estratégia de alternância de Língua. As estratégias empregadas na sintaxe evidenciam resultados diferentes, pois na sua pesquisa foi difícil identificar as estratégias, porém nesta a preferência foi pela transferência interlinguística da Língua Brasileira de Sinais e a Intralinguística.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEd. Atenapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectDeafspt_BR
dc.subjectCommunication strategiespt_BR
dc.subjectSpanishpt_BR
dc.titleEstratégias de Escrita por Alunos Surdos no Contexto de Ensino-Aprendizagem de Espanhol como L3.pt_BR
dc.typebookPartpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22533/at.ed.60419251110
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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