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Concepção de Lingua(gem) no Decorrer Histórico e seus Efeitos na Educação de Surdos no Brasil.
dc.creator | Rocha, Rogers | |
dc.creator | Martins Filho, Lourival José | |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T22:47:08Z | |
dc.date.available | 2023-09-11T22:47:08Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, R.; MARTINS FILHO, L. J. .Concepção de Lingua(gem) no Decorrer Histórico e seus Efeitos na Educação de Surdos no Brasil. In: GOMES, Angela Maria. Fenômenos linguísticos e fatos de linguagem. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 01-12. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/concepcao-de-linguagem-no-decorrer-historico-e-seus-efeitos-na-educacao-de-surdos-no-brasil. Acesso em: 11 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10071 | |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta reflexões sobre as concepções de lingua(gem) desenvolvidas historicamente, desde a “lingua(gem) como a representação do pensamento”, a ”lingua(gem) como instrumento de comunicação” e a concepção da “lingua(gem) como processo de interação (atividade discursiva)” com o objetivo de identificar aspectos educativos e políticos que influenciaram a educação de surdos através dessas concepções. A lingua(gem) como expressão do pensamento desde a tradição gramatical grega até no século XX , não favoreceu o reconhecimento da língua de sinais e foi desenvolvida uma educação oralista, pois pensava-se que o surdo necessitava praticar a oralização para que seu pensamento não fosse também deficiente. A concepção de lingua(gem) como instrumento de comunicação (a partir de Saussure, 1916), quando desconsidera a língua de sinais, por não obter um padrão, fortalece o ensino do português para surdos como um código linguístico, porém, com o desenvolvimento da estrutura linguistica da Libras (código) e das pesquisas em neurolinguística sobre a língua de sinais, fortaleceu também o reconhecimento linguístico da Libras. Logo, a concepção da lingua(gem) como processo de interação , com bases em estudos psicológicos (Vygotsky) e linguísticos (Bakhtin), contribuiram para o fortalecimento social e cultural dos surdos e a implementação da política educacional bilíngue. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ed. Atena | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Concepção de lingua(gem) | pt_BR |
dc.subject | Língua | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Concepção de Lingua(gem) no Decorrer Histórico e seus Efeitos na Educação de Surdos no Brasil. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6041925117 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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