dc.creator | Rocha, Rogers | |
dc.creator | Martins Filho, Lourival José | |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T22:47:08Z | |
dc.date.available | 2023-09-11T22:47:08Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, R.; MARTINS FILHO, L. J. .Concepção de Lingua(gem) no Decorrer Histórico e seus Efeitos na Educação de Surdos no Brasil. In: GOMES, Angela Maria. Fenômenos linguísticos e fatos de linguagem. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 01-12. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/concepcao-de-linguagem-no-decorrer-historico-e-seus-efeitos-na-educacao-de-surdos-no-brasil. Acesso em: 11 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10071 | |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta
reflexões sobre as concepções de
lingua(gem) desenvolvidas historicamente,
desde a “lingua(gem) como a representação
do pensamento”, a ”lingua(gem) como
instrumento de comunicação” e a concepção
da “lingua(gem) como processo de interação
(atividade discursiva)” com o objetivo de
identificar aspectos educativos e políticos que
influenciaram a educação de surdos através
dessas concepções. A lingua(gem) como
expressão do pensamento desde a tradição
gramatical grega até no século XX , não
favoreceu o reconhecimento da língua de sinais
e foi desenvolvida uma educação oralista, pois
pensava-se que o surdo necessitava praticar a
oralização para que seu pensamento não fosse
também deficiente. A concepção de lingua(gem)
como instrumento de comunicação (a partir de
Saussure, 1916), quando desconsidera a língua
de sinais, por não obter um padrão, fortalece o
ensino do português para surdos como um código
linguístico, porém, com o desenvolvimento da
estrutura linguistica da Libras (código) e das
pesquisas em neurolinguística sobre a língua
de sinais, fortaleceu também o reconhecimento
linguístico da Libras. Logo, a concepção da
lingua(gem) como processo de interação , com
bases em estudos psicológicos (Vygotsky)
e linguísticos (Bakhtin), contribuiram para o
fortalecimento social e cultural dos surdos e a
implementação da política educacional bilíngue. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ed. Atena | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Concepção de lingua(gem) | pt_BR |
dc.subject | Língua | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Concepção de Lingua(gem) no Decorrer Histórico e seus Efeitos na Educação de Surdos no Brasil. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6041925117 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |