Mostrar registro simples

dc.creatorRaugust, Mayara Bataglin
dc.creatorScheffer, Denise da Costa Dias
dc.creatorHinnah, Carini de Fátima Ribeiro
dc.creatorBataglin, Camila Baratto
dc.date.accessioned2023-09-21T11:44:30Z
dc.date.available2023-09-21T11:44:30Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationRAUGUST, M. B. .; SCHEFFER, D. da C. D. .; HINNAH, C. de F. R. .; BATAGLIN , C. B. . Problematizações acerca da disciplina de libras como segunda língua para prática discursiva de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, [S. l.], v. 11, n. 12, p. , 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34571. Acesso em: 21 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10101
dc.description.abstractO campo do ensino e da aprendizagem para o desenvolvimento dos saberes constitui constante movimento das práticas discursivas acerca das relações entre os sujeitos para o processo formativo pelo viés problematizador de novos aprendizados, percebido para a presente pesquisa, a disciplina de Libras, na condição de segunda língua. Concatenando com a temática, o objetivo da pesquisa é analisar a oferta de Libras como segunda língua para ouvintes nos cursos de Licenciatura das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. A pesquisa exploratória circunda a tratativa de acessos aos planos de ensino de instituições de IES, totalizando 24 Instituições. Os dados evidenciaram-se a partir da construção de uma tabela catalogada e posteriormente analisada. Para o debate dos resultados e discussões, a disciplina de Libras tenha que ser prática, mas como a Libras engloba também a cultura, a história e perpassa sobre a vida de um povo, fazendo necessário o aprofundamento dos conhecimentos teóricos relevantes da linguagem e suas interações pedagógicas, seja no campo teórico e prático, oportunizando, dessa forma, aos alunos a constituição de conhecimentos sobre o modo de vida dos surdos, suas práticas e o desenvolvimento social das vivências coletivas da educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherRSDpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSujeitospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleProblematizações acerca da disciplina de libras como segunda língua para prática discursiva de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeProblematizations about the discipline of Libras as a second language for the discursive practice of teaching and learning in higher education institutions in the State of Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeProblematizaciones sobre la disciplina de Libras como segunda lengua para la práctica discursiva de la enseñanza y el aprendizaje en instituciones de enseñanza superior del Estado de Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34571
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples