dc.creator | Raugust, Mayara Bataglin | |
dc.creator | Scheffer, Denise da Costa Dias | |
dc.creator | Hinnah, Carini de Fátima Ribeiro | |
dc.creator | Bataglin, Camila Baratto | |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T11:44:30Z | |
dc.date.available | 2023-09-21T11:44:30Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | RAUGUST, M. B. .; SCHEFFER, D. da C. D. .; HINNAH, C. de F. R. .; BATAGLIN , C. B. . Problematizações acerca da disciplina de libras como segunda língua para prática discursiva de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, [S. l.], v. 11, n. 12, p. , 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34571. Acesso em: 21 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-3409 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10101 | |
dc.description.abstract | O campo do ensino e da aprendizagem para o desenvolvimento dos saberes constitui constante movimento das práticas discursivas acerca das relações entre os sujeitos para o processo formativo pelo viés problematizador de novos aprendizados, percebido para a presente pesquisa, a disciplina de Libras, na condição de segunda língua. Concatenando com a temática, o objetivo da pesquisa é analisar a oferta de Libras como segunda língua para ouvintes nos cursos de Licenciatura das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. A pesquisa exploratória circunda a tratativa de acessos aos planos de ensino de instituições de IES, totalizando 24 Instituições. Os dados evidenciaram-se a partir da construção de uma tabela catalogada e posteriormente analisada. Para o debate dos resultados e discussões, a disciplina de Libras tenha que ser prática, mas como a Libras engloba também a cultura, a história e perpassa sobre a vida de um povo, fazendo necessário o aprofundamento dos conhecimentos teóricos relevantes da linguagem e suas interações pedagógicas, seja no campo teórico e prático, oportunizando, dessa forma, aos alunos a constituição de conhecimentos sobre o modo de vida dos surdos, suas práticas e o desenvolvimento social das vivências coletivas da educação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | RSD | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Saberes | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | Problematizações acerca da disciplina de libras como segunda língua para prática discursiva de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Problematizations about the discipline of Libras as a second language for the discursive practice of teaching and learning in higher education institutions in the State of Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Problematizaciones sobre la disciplina de Libras como segunda lengua para la práctica discursiva de la enseñanza y el aprendizaje en instituciones de enseñanza superior del Estado de Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34571 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |