Mostrar el registro sencillo del ítem
O Cinema como Dispositivo de Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais e da Cultura Surda
dc.creator | Raugust, Mayara Bataglin | |
dc.creator | Pereira, Karina Ávila | |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T11:45:02Z | |
dc.date.available | 2023-09-21T11:45:02Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | BATAGLIN RAUGUST, M.; ÁVILA PEREIRA, K. O Cinema como Dispositivo de Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais e da Cultura Surda. REVISTA LINGUAGEM & ENSINO, v. 20, n. 2, p. 121-147, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15241. Acesso em: 21 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10103 | |
dc.description.abstract | O presente artigo está inserido no campo das discussões contemporâneas sobre o Ensino da Língua Brasileira de sinais a Libras como segunda língua para ouvintes. O texto apresenta um Projeto de Ensino intitulado CINELIBRAS, o qual foi desenvolvido entre acadêmicos das mais diversas licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas. O Objetivo principal foi desenvolver, aprofundar e incentivar através do cinema temas referentes às línguas de sinais e à cultura surda nos acadêmicos que serão futuros professores. Dessa forma, foram feitas sessões de cinema, quinzenais com a exposição de filmes com temática relacionada às línguas de sinais e cultura surda e, após a exposição do mesmo houve um determinado tempo para discussões e para que os alunos se manifestassem em relação ao que tinham assistido, oportunizando-se um momento de troca de experiências. A avaliação do projeto foi feita a partir de narrativas que os acadêmicos eram solicitados a escrever após essas discussões. Nessas narrativas percebeu-se o quanto a temática da cultura surda e da Libras ainda são desconhecidas por parte dos acadêmicos. Um dado importante foi constatar que após a exibição dos filmes e do momento da discussão os alunos tiveram a oportunidade de rever conceitos já engessados sobre os sujeitos surdos, usuários da Libras e essa reflexão possibilitou mudanças conceituais para esses futuros professores. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Libras | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | O Cinema como Dispositivo de Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais e da Cultura Surda | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15241 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Letras Libras/Literatura Surda: Artigos avaliados por pares [32]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Letras Libras/Literatura Surda