Show simple item record

dc.creatorPereira, Karina Ávila
dc.date.accessioned2023-09-21T11:45:13Z
dc.date.available2023-09-21T11:45:13Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationÁVILA PEREIRA, K. Psicopedagogia: uma análise sobre a singularidade linguística e cultural dos surdos. CADERNOS DE EDUCAÇÃO, n. 47, p. 58-72, 24 out. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/4650. Acesso em: 21 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10104
dc.description.abstractO Presente artigo tem por objetivo a análise de um estudo de caso de um aluno surdo, através de sessões psicopedagógicas tendo como referência os Estudos Surdos, campo teórico que pensa a educação de surdos a partir de contribuições dos Estudos Culturais em Educação. O trabalho psicopedagógico foi desenvolvido durante um estágio obrigatório da disciplina de Psicopedagogia Clínica e teve como objetivo a prática psicopedagógica, utilizando-se de ferramentas e testes avaliativos, procurando identificar e amenizar as dificuldades de aprendizagem de um aluno específico. Hora do jogo, par educativo e desenho da família foram alguns dos testes aplicados, e muitos destes demonstraram uma lacuna imensa no conhecimento deste aluno. O grande objeto desta investigação é tentar analisar o meio linguístico em que este aluno se desenvolveu, o qual pode ou não ter influenciado no atraso cognitivo do mesmo, procurando problematizar algumas relações que se estabelecem entre surdez-dificuldades de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPelpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titlePsicopedagogia: uma análise sobre a singularidade linguística e cultural dos surdospt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15210/caduc.v0i47.4650
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record