dc.creator | Pereira, Karina Ávila | |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T11:45:13Z | |
dc.date.available | 2023-09-21T11:45:13Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | ÁVILA PEREIRA, K. Psicopedagogia: uma análise sobre a singularidade linguística e cultural dos surdos. CADERNOS DE EDUCAÇÃO, n. 47, p. 58-72, 24 out. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/4650. Acesso em: 21 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10104 | |
dc.description.abstract | O Presente artigo tem por objetivo a análise de um estudo de caso de um aluno surdo, através de sessões psicopedagógicas tendo como referência os Estudos Surdos, campo teórico que pensa a educação de surdos a partir de contribuições dos Estudos Culturais em Educação. O trabalho psicopedagógico foi desenvolvido durante um estágio obrigatório da disciplina de Psicopedagogia Clínica e teve como objetivo a prática psicopedagógica, utilizando-se de ferramentas e testes avaliativos, procurando identificar e amenizar as dificuldades de aprendizagem de um aluno específico. Hora do jogo, par educativo e desenho da família foram alguns dos testes aplicados, e muitos destes demonstraram uma lacuna imensa no conhecimento deste aluno. O grande objeto desta investigação é tentar analisar o meio linguístico em que este aluno se desenvolveu, o qual pode ou não ter influenciado no atraso cognitivo do mesmo, procurando problematizar algumas relações que se estabelecem entre surdez-dificuldades de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.title | Psicopedagogia: uma análise sobre a singularidade linguística e cultural dos surdos | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15210/caduc.v0i47.4650 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |