Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.creatorCampos, Mayummi Aragão
dc.creatorLuz, Helena Pinto da
dc.date.accessioned2023-09-21T11:52:53Z
dc.date.available2023-09-21T11:52:53Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationGRUTZMANN, T. P. ; LEBEDEFF, T. B. ; CAMPOS, M. A. ; LUZ, H.P. . MathLibras no parque de diversões: uma análise linguística, matemática e dos recursos audiovisuais. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA, v. 25, n.1, p. 336-362, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59903. Acesso em: 21 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10108
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo apresentar a análise realizada do vídeo Adição em Libras – Soma 5, do projeto MathLibras, a partir de eventos críticos selecionados pelos autores, acerca da narrativa construída, considerando a utilização de ao menos um dos três parâmetros: linguístico, matemático ou recursos audiovisuais. O projeto MathLibras é desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas e tem como objetivo o desenvolvimento de videoaulas de Matemática em Libras. Salienta-se que o vídeo Soma 5 é uma produção original em Língua de Sinais e não uma tradução. Para a análise do vídeo, foram selecionadas algumas cenas, consideradas como eventos críticos pela equipe: (a) saco de pipoca, (b) carrossel, (c) trem-fantasma e (d) roda-gigante. Como conclusões, destaca-se o padrão na estratégia narrativa utilizada pelo ator/surdo, que é o uso consecutivo de classificadores e descrições imagéticas e, também, a compreensão de que os parâmetros que constroem a narrativa estão indissociados, evidenciando o trabalho conjunto feito pela equipe desde a produção inicial do vídeo, gravação, até a edição final.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPUC-SPpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de Matemática para surdospt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectVideoaulaspt_BR
dc.subjectMathematics teaching for deafpt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectVideo lessonspt_BR
dc.titleMathLibras no parque de diversões: uma análise linguística, matemática e dos recursos audiovisuaispt_BR
dc.title.alternativeMathLibras in the amusement park: a linguistic, mathematical and audiovisual resource analysispt_BR
dc.title.alternativeMathLibras en el parque de la diversión: un análisis de recursos lingüísticos, matemáticos y audiovisualespt_BR
dc.title.alternativeMathLibras au parc d’attraction : une analyse linguistique, mathématique et des ressources audiovisuellespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p336-362
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem