dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Campos, Mayummi Aragão | |
dc.creator | Luz, Helena Pinto da | |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T11:52:53Z | |
dc.date.available | 2023-09-21T11:52:53Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | GRUTZMANN, T. P. ; LEBEDEFF, T. B. ; CAMPOS, M. A. ; LUZ, H.P. . MathLibras no parque de diversões: uma análise linguística, matemática e dos recursos audiovisuais. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA, v. 25, n.1, p. 336-362, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59903. Acesso em: 21 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10108 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise realizada do vídeo Adição em Libras – Soma 5, do projeto MathLibras, a partir de eventos críticos selecionados pelos autores, acerca da narrativa construída, considerando a utilização de ao menos um dos três parâmetros: linguístico, matemático ou recursos audiovisuais. O projeto MathLibras é desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas e tem como objetivo o desenvolvimento de videoaulas de Matemática em Libras. Salienta-se que o vídeo Soma 5 é uma produção original em Língua de Sinais e não uma tradução. Para a análise do vídeo, foram selecionadas algumas cenas, consideradas como eventos críticos pela equipe: (a) saco de pipoca, (b) carrossel, (c) trem-fantasma e (d) roda-gigante. Como conclusões, destaca-se o padrão na estratégia narrativa utilizada pelo ator/surdo, que é o uso consecutivo de classificadores e descrições imagéticas e, também, a compreensão de que os parâmetros que constroem a narrativa estão indissociados, evidenciando o trabalho conjunto feito pela equipe desde a produção inicial do vídeo, gravação, até a edição final. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | PUC-SP | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática para surdos | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Videoaulas | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching for deaf | pt_BR |
dc.subject | Sign language | pt_BR |
dc.subject | Video lessons | pt_BR |
dc.title | MathLibras no parque de diversões: uma análise linguística, matemática e dos recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.title.alternative | MathLibras in the amusement park: a linguistic, mathematical and audiovisual resource analysis | pt_BR |
dc.title.alternative | MathLibras en el parque de la diversión: un análisis de recursos lingüísticos, matemáticos y audiovisuales | pt_BR |
dc.title.alternative | MathLibras au parc d’attraction : une analyse linguistique, mathématique et des ressources audiovisuelles | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p336-362 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |