dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T11:53:10Z | |
dc.date.available | 2023-09-21T11:53:10Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | GRUTZMANN, T. P. ; LEBEDEFF, T. B. . Desafios da orientação na Educação Matemática e/ou na Educação de Surdos. COM A PALAVRA, O PROFESSOR, v. 7, p. 420-439, 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/775. Acesso em: 21 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-2882 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10110 | |
dc.description.abstract | O texto apresenta a constituição de duas trajetórias de orientação entrelaçadas pela relação orientadora-orientanda, a partir das temáticas Educação Matemática e Educação de Surdos. Inicialmente, apresentam-se as trajetórias de cada professora-orientadora até o momento, as quais se encontram e começam uma relação de parceria profícua e frutífera, existente até hoje. No segundo momento do texto, são abordados e discutidos alguns desafios da orientação, como o estilo pessoal, a temática da pesquisa e a base teórica, o tempo de estudo versus o tempo de trabalho, o comprometimento, a comunicação fluente e a escrita. Por fim, salienta-se que o processo de orientação é árduo e intenso, sendo o orientador forjado à medida que as experiências de orientação vão sendo construídas, calcadas em respeito mútuo, empatia e comprometimento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | GEEM | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Orientador | pt_BR |
dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.title | Desafios da orientação na Educação Matemática e/ou na Educação de Surdos | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |