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dc.creatorGasperi, André Alexandre
dc.date.accessioned2023-11-16T23:24:45Z
dc.date.available2023-11-16
dc.date.available2023-11-16T23:24:45Z
dc.date.issued2022-07-29
dc.identifier.citationGASPERI, André A. A conservação-restauração e a transdisciplinaridade: uma análise a partir do arco gradativo do conhecimento. f.249. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10752
dc.description.abstractThe general purpose of this dissertation was to analyze how the field of conservation-restoration can relate to disciplinary, multidisciplinary, interdisciplinary and transdisciplinary epistemology in the gradual arc of knowledge. The methodology was based on the historiography of the dialectic of duration, on the theoretical-conceptual basis of transdisciplinarity and on the comparative analysis of discourses. A focus of the gradual arc of knowledge made it possible to identify the existence of periods in which the epistemological approaches of conservation-restoration had pre-disciplinary and disciplinary features until the intention of integration and interaction among forms of knowledge emerged, entailing pluri and interdisciplinary approaches. The predisciplinary period of conservation-restoration can be characterized between the Renaissance and the emergence of positivism, with restorations carried out by artists, the formation of collections, the studies of antiquarians, the research of connoisseurs and the cataloging and protection of objects against the vandalism of revolutions. The disciplinary period of conservation-restoration can be characterized by the separation of conservation and restoration, with classical theories and the techniques of chemistry and physics not yet fully integrated into the activity. The multidisciplinary, pluridisciplinary and interdisciplinary period is considered when the field of conservation-restoration develops as a discipline at the intersection of different forms of knowledge from various natural, exact, human and other sciences, also as a result of the challenges posed by civil and world wars. In the transdisciplinary period, conservation and restoration became effectively complementary, and the spelling of the term "conservation-restoration" with a hyphen began to be encouraged. This period seeks to overcome the dialogue restricted to scientists to include in preservation projects of cultural goods the people involved with the object, including the narratives marginalized by modern science, such as culture, tradition, the symbolic, feelings, emotion, poetry, art, the mythical, the magical, the spiritual and others. The transdisciplinary period also sees the emergence, at least in discourse, of consideration of sustainable development of life on the planet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectConservação-Restauraçãopt_BR
dc.titleConservação-restauração e transdisciplinaridade: uma análise a partir do arco gradativo do conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeConservation-restoration and transdisciplinarity: an analysis through the gradual arc of knowledgept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desta dissertação consistiu em analisar como o campo da conservação-restauração pode se relacionar com a epistemologia disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, no arco gradativo do conhecimento. A metodologia estabelecida se fundamentou na historiografia da dialética da duração, na base teórico-conceitual da transdisciplinaridade e na análise comparativa de discursos. A conservação-restauração sob o enfoque do arco gradativo do conhecimento possibilitou identificar a existência de períodos em que suas abordagens epistemológicas tinham características pré disciplinares e disciplinares até se verificar a intenção de integração e interação entre saberes, refletindo em abordagens pluri e interdisciplinares. O período prédisciplinar da conservação-restauração pode ser caracterizado entre o Renascimento e o surgimento do positivismo, com as restaurações realizadas pelos artistas, as formações das coleções, os estudos dos antiquários, as pesquisas dos connoisseurs e as catalogações e proteção dos objetos contra o vandalismo das revoluções. O período disciplinar da conservação-restauração pode ser caracterizado com a conservação e a restauração separadas, com as teorias clássicas e as técnicas da química e da física ainda não completamente integradas na atividade. O período multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar é considerado quando o campo da conservação-restauração se desenvolve como disciplina no entrecruzamento de diferentes saberes providos de diversas ciências naturais, exatas, humanas e entre outras, em decorrência também dos desafios colocados pelas guerras civis e mundiais. No período transdisciplinar, a conservação e a restauração tornaram-se efetivamente complementares, sendo que a grafia do termo “conservação-restauração”, com hífen, começa a ser estimulada. Neste período se busca ultrapassar o diálogo restrito aos cientistas para incluir nos projetos de preservação dos bens culturais as pessoas envolvidas com o objeto, incluindo as narrativas marginalizadas pela ciência moderna, como a cultura, a tradição, o simbólico, o sentimento, a emoção, a poesia, a arte, o mítico, o mágico, o espiritual e entre outros. No período transdisciplinar também se ve emergir, ao menos nos discursos, a consideração sobre o desenvolvimento sustentável e a vida no planeta.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Daniele Baltz da
dc.subject.cnpq1SOCIOLOGIApt_BR


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