Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCardozo, Emanuélle Soares
dc.creatorAlves, Johny Barreto
dc.creatorSilva, Geysi Custódio da
dc.creatorNeves, Stéfany Silveira das
dc.creatorPereira, Vaneza Barreto
dc.creatorPinto, Viter Magalhães
dc.date.accessioned2023-12-06T15:35:10Z
dc.date.available2023-12-06T15:35:10Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCARDOZO, E. S. et al. Metodologias lúdicas e conscientização ambiental: uma cartilha sobre mudanças climáticas. EXPRESSA EXTENSÃO, v. 28, n. 3, p. 67-77, 14 set. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/25113. Acesso em: 6 dez. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10865
dc.description.abstractAs mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Esse fenômeno, que foi observado em toda a história da Terra, pode ter origem natural ou antrópica. Entretanto, a partir da revolução industrial, as atividades antrópicas têm impulsionado de forma cada vez mais extrema as mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás. Neste contexto, a divulgação científica exerce um papel fundamental na disseminação do conhecimento. O Grupo de Estudos em Geociências (GEOS ) é um projeto vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFP el), cujo eixo de extensão tem como intuito promover a divulgação e a popularização geocientífica. O presente estudo tem como objetivo apresentar o processo criativo da cartilha intitulada de “Vamos conhecer nosso Planeta? – Mudanças Climáticas em metodologias lúdicas”. O material didático é composto por cinco tópicos, que abrangem um tema introdutório conceitual, seguido de temáticas relaciona-das ao aumento do efeito estufa, as principais fontes de energia renováveis e não renováveis, o desmatamento, a adaptação e atualidades. Cada tópico é composto por um texto explicativo e atividades lúdicas. O material foi elaborado utilizando uma linguagem simples e exemplos do cotidiano dos alunos. Tais características possibilitam que os temas científicos apresentados sejam trabalhados em sala de aula de forma lúdica, gerando e promovendo o conhecimento geocientífico no contexto das mudanças climáticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPelpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectAquecimento globalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeaching materialspt_BR
dc.subjectGlobal warmingpt_BR
dc.titleMetodologias lúdicas e conscientização ambiental: uma cartilha sobre mudanças climáticaspt_BR
dc.title.alternativePlayful methodologies and environmental awareness: a booklet on climate changept_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15210/ee.v28i3.25113
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem