Mostrar el registro sencillo del ítem
Metodologias lúdicas e conscientização ambiental: uma cartilha sobre mudanças climáticas
dc.creator | Cardozo, Emanuélle Soares | |
dc.creator | Alves, Johny Barreto | |
dc.creator | Silva, Geysi Custódio da | |
dc.creator | Neves, Stéfany Silveira das | |
dc.creator | Pereira, Vaneza Barreto | |
dc.creator | Pinto, Viter Magalhães | |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T15:35:10Z | |
dc.date.available | 2023-12-06T15:35:10Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | CARDOZO, E. S. et al. Metodologias lúdicas e conscientização ambiental: uma cartilha sobre mudanças climáticas. EXPRESSA EXTENSÃO, v. 28, n. 3, p. 67-77, 14 set. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/25113. Acesso em: 6 dez. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10865 | |
dc.description.abstract | As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Esse fenômeno, que foi observado em toda a história da Terra, pode ter origem natural ou antrópica. Entretanto, a partir da revolução industrial, as atividades antrópicas têm impulsionado de forma cada vez mais extrema as mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás. Neste contexto, a divulgação científica exerce um papel fundamental na disseminação do conhecimento. O Grupo de Estudos em Geociências (GEOS ) é um projeto vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFP el), cujo eixo de extensão tem como intuito promover a divulgação e a popularização geocientífica. O presente estudo tem como objetivo apresentar o processo criativo da cartilha intitulada de “Vamos conhecer nosso Planeta? – Mudanças Climáticas em metodologias lúdicas”. O material didático é composto por cinco tópicos, que abrangem um tema introdutório conceitual, seguido de temáticas relaciona-das ao aumento do efeito estufa, as principais fontes de energia renováveis e não renováveis, o desmatamento, a adaptação e atualidades. Cada tópico é composto por um texto explicativo e atividades lúdicas. O material foi elaborado utilizando uma linguagem simples e exemplos do cotidiano dos alunos. Tais características possibilitam que os temas científicos apresentados sejam trabalhados em sala de aula de forma lúdica, gerando e promovendo o conhecimento geocientífico no contexto das mudanças climáticas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos | pt_BR |
dc.subject | Aquecimento global | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Teaching materials | pt_BR |
dc.subject | Global warming | pt_BR |
dc.title | Metodologias lúdicas e conscientização ambiental: uma cartilha sobre mudanças climáticas | pt_BR |
dc.title.alternative | Playful methodologies and environmental awareness: a booklet on climate change | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15210/ee.v28i3.25113 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Engenharia geológica: Artigos avaliados por pares [5]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Engenharia geológica