Efeitos do adensamento construtivo sobre microclimas urbanos : estudo em uma cidade de porte médio no sul do Brasil
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos do aumento do adensamento construtivo sobre o conforto térmico de pedestres em espaços abertos na cidade de Bagé - RS. O aumento do adensamento construtivo, induzido por agentes como o
mercado imobiliário, altera os microclimas urbanos que, somados aos cenários de projeções de mudanças climáticas em escala global, interferem sobre o conforto térmico de pedestres em espaços abertos. A investigação deu - se pela necessidade
de estudos preditivos sobre os efeitos de alterações morfológicas nos microclimas urbanos em cidades de médio porte brasileiras. Bagé é uma cidade de médio porte localizada no Sul do Brasil e teve um considerável aumento da densidade construída na última década (2011-2021), principalmente na zona central. O clima da cidade é o subtropical úmido com verões quentes (Cfa), com elevadas amplitudes térmicas anuais e temperaturas baixas no inverno. A metodologia desta pesquisa é quali quantitativa, dividida em quatro etapas, sendo a primeira de análise urbana e histórica de Bagé para definição do cenário base deste estudo e de um prognóstico da densidade construída para 2060. Na segunda etapa definiu-se os cenários com
aplicação do prognóstico sobre o cenário base, combinado a dois patamares de mudanças climáticas globais, e outros quatro cenários urbanos hipotéticos. A terceira etapa consistiu na modelagem e simulação dos microclimas dos cenários urbanos
estabelecidos para um dia extremo de verão e de inverno. Na quarta etapa analisou-se os resultados de Temperatura Radiante Média (TRM) nas calçadas adjacentes e no interior da quadra central do recorte urbano, para os diferentes cenários de
adensamento analisados. Para o entendimento dos efeitos sobre o conforto térmico, aplicou-se o índice Physiological Equivalent Temperature (PET) aos cenários base e prognósticos. O aumento do adensamento construtivo através da inserção de edifícios
de três pavimentos reduziu modestamente as TRM em alguns horários, não gerando impactos negativos ao conforto térmico nas situações analisadas. No verão, observou-se aumento do desconforto térmico por calor do cenário base para o cenário de
prognóstico com aquecimento da temperatura do ar em patamar elevado. Esses resultados alertam para os efeitos do aquecimento do ar, decorrente das projeções de mudanças climáticas em escala global.