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O PAVE como política institucional de democratização do acesso ao ensino superior na Universidade Federal de Pelotas
dc.creator | Lima, Liz Fernanda Carrard de | |
dc.creator | Massaú, Guilherme Camargo | |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T22:25:23Z | |
dc.date.available | 2023-12-12T22:25:23Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Liz Fernanda Carrard de; MASSAÚ, Guilherme Camargo. O PAVE como política institucional de democratização do acesso ao ensino superior na Universidade Federal de Pelotas. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 24, 2022. Anais... Pelotas: UFPel, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10975 | |
dc.description.abstract | O trabalho visa compreender as repercussões do processo seletivo seriado utilizado para preenchimento de 20% das vagas dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), denominado Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). O programa destina-se ao ingresso de estudantes em diferentes situações de vulnerabilidades sociais; uma vez que é realizado somente na cidade de Pelotas e reserva 90% das suas vagas para candidatos que estudaram integralmente o ensino médio em escola pública. Este percentual é distribuído em oito modalidades de concorrência. O vestibular do PAVE, que ocorre desde 2004, é composto por três etapas realizadas ao longo do ensino médio cursado pelo estudante. Contudo, diversas mudanças ocorreram no decorrer desses dezoito anos de existência do processo seletivo, tanto o percentual de vagas a ele reservado, como os das modalidades de concorrência, a fim de torná-lo uma via de acesso democrática ao ensino superior. A sua origem justificou-se pela integração entre os sistemas de educação básica e superior, objetivando selecionar futuros estudantes universitários de mo do gradual e sistemático. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Programa de Avaliação da Vida Escolar - PAVE | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.subject | Política institucional | pt_BR |
dc.title | O PAVE como política institucional de democratização do acesso ao ensino superior na Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |