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A fabricação artesanal dos tambores "piano", "chico" e "repique" e sua importância para a construção de conhecimentos sobre a tradição musical e cultural do candombe afro-uruguaio
dc.creator | Moura, Lisandro Lucas de Lima | |
dc.creator | Magni, Claudia Turra | |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T00:04:24Z | |
dc.date.available | 2023-12-27T00:04:24Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | MOURA, L. L. ; MAGNI, C. T. . A fabricação artesanal dos tambores "piano", "chico" e "repique" e sua importância para a construção de conhecimentos sobre a tradição musical e cultural do candombe afro-uruguaio. TESSITURAS: REVISTA DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA, v. 10, p. 16-36, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/tessituras/article/view/22787. Acesso e: 26 dez. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11176 | |
dc.description.abstract | O artigo apresenta os processos artesanais de fabricação dos tambores piano, chico e repique como partes importantes do sistema de conhecimentos que permeia a tradição musical e cultural do candombe afro-uruguaio. Inicialmente, o texto apresenta as propriedades materiais que compõem a estrutura dos tambores, das quais dependem o adequado entendimento da sua expressão sonora. Posteriormente, o texto destaca as técnicas tradicionais de feitura dos tambores, desde a escolha da madeira e do couro, passando pelas formas tradicionais de dar vida aos instrumentos, incluindo a troca dos couros e os reparos permanentes. Por fim, o artigo mostra que o conhecimento das técnicas de fabricação e manutenção dos tambores uruguaios, bem como as formas de lidar com suas propriedades materiais enquanto organismos vivos (INGOLD, 2015), possibilita a construção de afinidades entre pessoas e tambores. Essa afinidade se traduz na categoria analítica própria da cosmologia candombera, a “pessoa-tambor” (RAMÍREZ, 2008; FERREIRA, 1999; PLASTINO, 2013; MOURA, 2021). O entendimento dessa relação é indispensável para que a prática e a difusão do candombe estejam sintonizadas com os modos de saber-fazer das comunidades afro-uruguaias. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Candombe | pt_BR |
dc.subject | Tambores afro-uruguaios | pt_BR |
dc.subject | Prática artesanal | pt_BR |
dc.subject | Afro-uruguayan drums | pt_BR |
dc.subject | Artisanal practice | pt_BR |
dc.title | A fabricação artesanal dos tambores "piano", "chico" e "repique" e sua importância para a construção de conhecimentos sobre a tradição musical e cultural do candombe afro-uruguaio | pt_BR |
dc.title.alternative | The artisanal manufacture of the piano, chico and repique drums and its importance for the construction of knowledge about the musical and cultural tradition of the afro-uruguayan candombe | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15210/tes.v10i2.22787 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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