Show simple item record

dc.creatorZarate, Yuki Ynagaki Escate
dc.creatorCosta, Clóvis Vergara de Almeida Martins
dc.date.accessioned2024-01-04T15:55:35Z
dc.date.available2024-01-04T15:55:35Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationZARATE, Yuki Ynagaki Escate; COSTA, Clóvis Vergara de Almeida Martins. Veludo azul: um olhar pela pintura. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 31., 2022, Pelotas. Anais... Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11272
dc.description.abstractO presente texto foi desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa Problemas de Pintura: distensões na prática da pesquisa em arte, e trata do veludo azul 1 enquanto material em minha investigação poética no campo da pintura. Adotando a estrutura de um atlas de imagens proposto por Aby Warburg, foram construídos possíveis percursos de leitura entre as imagens escolhidas. Entre elas estão Maria Madalena com anjos (1490-92) de Tilman Riemenschneider, Lebre Jovem (1502) de Albert Dürer, Koi pond e Mergulho (2021) de minha autoria, Jane Seymour, Rainha da Inglaterra (1536) de Hans Holbein, Veludo Azul (1987) do cineasta David Lynch, um fragmento de um afresco de Giotto di Bondone e a instalação curatorial da artista Sofia Borges na 33ª Bienal de São Paulo (2018). Desse modo, busco, a partir da minha produção e das outras obras escolhidas, propor um olhar sobre o veludo enquanto matéria que suscita e amplia questões da pintura, margeando os campos do cinema, teatro, e da instalação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPelpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectVeludopt_BR
dc.subjectVeludo azulpt_BR
dc.titleVeludo azul: um olhar pela pinturapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record