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dc.creatorTeixeira, Kamila da Rosa
dc.creatorGonçalves, Giovana Ferreira
dc.date.accessioned2024-01-17T19:26:28Z
dc.date.available2024-01-17T19:26:28Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Kamila da Rosa; GONÇALVES, Giovana Ferreira. A instrução explícita e o ultrassom como ferramentas auxiliares na aquisição da lateral pós-vocálica do inglês. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 29., 2020, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11648
dc.description.abstractUma das dificuldades encontradas pelo falante nativo do português brasileiro (PB) no processo de aprendizagem da língua inglesa como segunda língua (L2) é a produção correta da consoante lateral pós-vocálica. Isso acontece, principalmente, porque, no PB, com exceção de algumas variações dialetais, o fonema /l/, na posição de coda, sofre processo de vocalização, ou seja, é produzido como glide posterior [w] (SILVA, 2015). Diferentemente, na língua inglesa – ainda que /l/ seja produzido de maneiras diversas, variando de acordo com a posição na palavra e/ou na frase, com a duração e, também, com o sotaque do falante (TURTON, 2017) –, as produções do fonema /l/ são divididas entre light [l] e dark-l [ɫ], o último sendo a principal produção em codas. Devido ao processo de transferência linguística, falantes nativos do PB, ao se depararem com a consoante lateral pós-vocálica em palavras da língua inglesa, como “seal”, tendem a reproduzi-la de acordo com sua língua materna: [si:w] ao invés de [si:ɫ]. A problemática aqui posta trata da aquisição do dark-l por licenciandos do curso de Letras – Português/Inglês, nativos do PB, já que estes professores em formação, quando graduados, lecionarão para indivíduos cujo único contato com a língua estrangeira poderá ser em sala de aula, demandando uma pronúncia o mais acurada possível por parte do docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPelpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPortuguês brasileiropt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectConsoante lateral pós-vocálicapt_BR
dc.subjectAparelho ultrassonográficopt_BR
dc.titleA instrução explícita e o ultrassom como ferramentas auxiliares na aquisição da lateral pós-vocálica do inglêspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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