Supermachos: as masculinidades em New X-Men (2001-2004) de Grant Morrison
Resumo
O presente estudo propõe uma análise acerca das masculinidades (Connell, 2003) das personagens Ciclope, Wolverine e Bico presentes nas histórias em quadrinhos New X-Men, escrita por Grant Morrison e publicada pela editora norte-americana Marvel Comics nos anos 2001-2004. O enfoque nas performatividades (Butler, 2019) de masculinidades busca investigar como, quanto e de que forma essas diferentes masculinidades se aproximam e se distanciam dos padrões de masculinidades hegemônicos propagados pela sociedade cisheteronormativa e pela mídia. No âmbito desta análise levou-se em consideração que, mesmo sendo narrativas de entretenimento que têm como foco as superaventuras da equipe de mutantes heróis X-Men, elas também abordam importantes questões contemporâneas, sobretudo, por meio do preconceito infligido sobre essas personagens por serem "diferentes", que nos remete à discussão da xenofobia, da trans/homofobia e do racismo. Acredito que atentar à forma como essas narrativas abordam tais questões é de extrema importância, pois as HQs são produtos culturais produzidos e consumidos de maneira massiva e transmidiática no âmbito contemporâneo de ecologia das mídias, artefatos culturais que atuam ativamente na construção e na performatividade de identidades e de subjetividades. Portanto, analisar a representação de determinados grupos sociais por meio das personagens apresentadas nessas narrativas, pode contribuir para a compreensão e discussão dos modelos e padrões de masculinidades hegemônicas. Para isso, recorro a metodologias de pesquisa oriundas de campos distintos, tendo como base, por um lado, a metodologia de análise das HQs apresentada por Márcia Chico (2020) e, por outro lado, a revisão bibliográfica acerca das discussões teórico-críticas de masculinidades, encabeçadas pelos estudos da socióloga Raewyn Connell (2003).