dc.creator | Sampaio, Renata Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T19:31:48Z | |
dc.date.available | 2024-01-17 | |
dc.date.available | 2024-01-17T19:31:48Z | |
dc.date.issued | 2022-12-22 | |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Renata Santos. Pedagogia da intimidade: uma encruzilhada entre educação, prática artística e relações gêneroraciais. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11656 | |
dc.description.abstract | This work aims to study, within a timeframe of 10 years (2011-2021), the concept of intimacy as brought upon the crossroads formed by the author’s experience as an art educator, artist and curator. More than a personal cartography, this work is interested in the advances regarding race and gender in the field of visual arts in these ten years and in the creation of a concept-device that functions as a means to humanize black people through art. By analyzing my own work and my relation with art education and analyzing the works of other artists, I seek to investigate subjects and/or strategies that lead the spectator to reflect upon the racial/ethnic relations in which they are inserted. Some of this work’s main questions refer to how the intimacy developed by black artists and the public is able to generate reflections of racial relations in Brazil and how these perceptions differ among black and white spectators. Moreover, we reflect on how curators can exacerbate stereotypes or help heal the colonial trauma and how art-education can intermediate these issues. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Intimidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Crítica Institucional | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.title | Pedagogia da Intimidade: uma encruzilhada entre educação, prática artística e relações gêneroraciais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa estudar, dentro de um marco temporal de 10 anos (2011-2021), o conceito de intimidade a partir da encruzilhada formada pelas experiências da autora como arte educadora, artista e curadora. Mais do que uma cartografia pessoal, este trabalho se interessa no retrato dos avanços em relação à raça e gênero no campo das artes visuais nesses dez anos e na criação de um conceito-dispositivo que age na humanização de pessoas negras - ainda hoje desumanizadas - através da arte. Partindo da análise de trabalhos artísticos de minha autoria, passando pela minha relação com a arte-educação e a crítica de trabalhos de outras artistas, investigo alguns assuntos e/ou estratégias que mobilizam o espectador a refletir sobre as relações étnico-raciais em que se encontram. Algumas das perguntas suleadoras desse trabalho referem-se a como a relação de intimidade entre artista negro e público gera reflexões sobre as relações raciais no Brasil, sendo essas percepções diferentes entre espectadores negros e brancos. Além disso, refletimos sobre como a curadoria pode exacerbar estereótipos ou exercer a cura do trauma colonial e como a arte-educação consegue agenciar esses debates. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castellani, Felipe Merker | |
dc.subject.cnpq1 | ARTES | pt_BR |