dc.creator | Bittencourt, Maurício | |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T19:33:23Z | |
dc.date.available | 2024-01-17 | |
dc.date.available | 2024-01-17T19:33:23Z | |
dc.date.issued | 2023-10-02 | |
dc.identifier.citation | BITTENCOURT, Maurício. Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11657 | |
dc.description.abstract | Forming this body, which comes to life through its reading, this research intends that you and I look at my productions as an artist, migrating from collective art work, and looking at the word as a central figure in my productions. We will also refer to artists and theorists to strengthen this body. We will distort whatever is necessary to reach our goal, which is to understand how the word is used in these works as a way of being together, a common encounter. And always having as a question of main interest of this research: How the word, whether spoken or written, and its reading provide, through minimal gestures, a participation between the public and the world around? Therefore, this research concentrates its breath on the survey and reflections on works by artists who activate space, the subject-reader’s body-thought, by providing experiences that occur through reading and with the use of the written word as a device. In this investigation movement, I turn to my work and look for artistic and theoretical interlocutions in order not only to recognize a field and a form of production, but to expand the possibilities of the work to happen. I seek to recognize the uses of the word in my artistic production, as well as to present what motivated this research and direct the gaze from participatory practice to art production based on the word. To make this path, I use authors such as Allan Kaprow (2006), Aline Dias (2012), Fabio Morais (2018), Marcos Walickosky (2021), Maria Ivone dos Santos (2009), Hélio Fervenza (2007), Paul Ardenne (2002), Eduardo Veras (2012), Claudia Zimmer (2015), and others. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Palavra na arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Enunciados de arte | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Word in contemporary art | pt_BR |
dc.subject | Statements of art | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.title | Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Formando esse corpo, que toma vida através de sua leitura, esta pesquisa pretende que você e eu olhemos para minhas produções como artista, migrando do trabalho coletivo de arte e olhando para a palavra como figura central das minhas produções. Relacionaremos, também, artistas e teóricos para fortalecer esse corpo. Distorceremos o que for necessário para alcançar nosso objetivo, que é perceber como a palavra é utilizada nesses trabalhos como uma maneira de estarmos juntos, um encontro em comum. E sempre tendo como questão de interesse principal desta pesquisa: Como a palavra, seja ela falada ou escrita, e sua leitura, proporcionam por gestos mínimos uma participação entre o público e o mundo ao redor? Portanto, esta pesquisa concentra seu fôlego no levantamento e reflexões de obras de artistas que ativam o espaço, o corpo-pensamento do sujeito-leitor, ao proporcionar experiências que ocorrem por meio da leitura e com o uso da palavra escrita como dispositivo. Nesse movimento de investigação, volto-me ao meu trabalho e procuro interlocuções artísticas e teóricas a fim de não só reconhecer um campo e uma forma de produção, mas ampliar as possibilidades de o trabalho acontecer. Busco reconhecer os usos da palavra na minha produção artística, bem como apresentar o que moveu esta pesquisa e direcionar o olhar da prática participativa para a produção em arte a partir da palavra. Para fazer este caminho, utilizo-me de autores como: Allan Kaprow (2006), Aline Dias (2012), Fabio Morais (2018), Marcos Walickosky (2021), Maria Ivone dos Santos (2009), Hélio Fervenza (2007), Paul Ardenne (2002), Eduardo Veras (2012), Claudia Zimmer (2015), entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sacco, Helene Gomes | |
dc.subject.cnpq1 | ARTES | pt_BR |