Mostrar el registro sencillo del ítem
O rugby tag na educação física escolar: contribuições de uma formação
dc.creator | Penny, Joubert Caldeira | |
dc.creator | Ribeiro, José Antonio Bicca | |
dc.creator | Silva, Patrícia da Rosa Louzada da | |
dc.creator | Soares, Tairã Gonçalves | |
dc.creator | Pinheiro, Eraldo dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T15:17:59Z | |
dc.date.available | 2024-01-18T15:17:59Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | PENNY, J. C. .; RIBEIRO, J. A. B. .; SILVA , P. da R. L. da; SOARES, T. G.; PINHEIRO, E. dos S. . O rugby tag na educação física escolar: contribuições de uma formação. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, [S. l.], v. 33, n. 66, p. e02[2023], 2023. DOI: 10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15587. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15587. Acesso em: 18 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11674 | |
dc.description.abstract | A formação continuada tem sido objeto de muitos estudos realizados no campo educacional, e o investimento nesse aspecto formativo tem se mostrado relevante para a potencialização e a diversificação de práticas pedagógicas. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi investigar a contribuição da formação continuada para a modalidade esportiva de rugby tag frente à possibilidade de seu desenvolvimento na Educação Física escolar. Com abordagem qualitativa, a presente pesquisa contou com a participação de 13 professores, os quais atenderam aos critérios de inclusão do trabalho e responderam individualmente a uma entrevista semiestruturada. Como principais resultados, foi possível: a) observar a importância da formação continuada para a ampliação do conhecimento sobre o rugby tag; b) averiguar suas possibilidades de aplicação na Educação Física escolar; c) compreender melhor os conceitos sobre o ensino do esporte. Considera-se que os resultados alcançados só foram possíveis por meio do fomento à realização da formação continuada dividida em três etapas, permitindo maior tempo de diálogo e acompanhamento dos professores, assim como esses espaços de ressignificação do esporte são pertinentes para a melhor qualidade do ensino no âmbito escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Unesp/Campus de Rio Claro | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Sport | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.title | O rugby tag na educação física escolar: contribuições de uma formação | pt_BR |
dc.title.alternative | Rugby tag in school physical education: contributions from training | pt_BR |
dc.title.alternative | Rugby tag en la educación física escolar: contribuciones delaformación | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15587 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Educação Física: Artigos avaliados por pares [19]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Departamento de Educação Física.