Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFelipeti Júnior, Marcelo
dc.creatorVinhas, Luciana Iost
dc.date.accessioned2024-01-18T19:37:31Z
dc.date.available2024-01-18T19:37:31Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationFELIPETI JÚNIOR, Marcelo; VINHAS, Luciana Iost. Uma análise discursiva sobre as bases pedagógicas das escolas cívico-militares. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 29., 2020, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11676
dc.description.abstractO presente artigo é uma análise discursiva sobre as propostas do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares que, a partir do governo do capitão reformado, e atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, passaram a ser implementadas com iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. A proposta apresenta um conceito de gestão nas áreas didático-pedagógicas e administrativas com a participação dos militares. Como base deste modelo, são tomados os valores morais, o cumprimento da obediência às hierarquias, o patriotismo, a disciplina militar e uma suposta luta contra a ideologia e o comunismo. As sequências a serem analisadas decorrem de entrevistas com o ex-ministro da educação Abraham Weintraub, assim como de documentos publicados no site do Ministério da Educação. [...]pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPelpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise discursivapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional das Escolas Cívico-Militarespt_BR
dc.subjectMichel Pêcheuxpt_BR
dc.subjectSistema educacional brasileiropt_BR
dc.titleUma análise discursiva sobre as bases pedagógicas das escolas cívico-militarespt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem