Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma análise discursiva sobre as bases pedagógicas das escolas cívico-militares
dc.creator | Felipeti Júnior, Marcelo | |
dc.creator | Vinhas, Luciana Iost | |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T19:37:31Z | |
dc.date.available | 2024-01-18T19:37:31Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | FELIPETI JÚNIOR, Marcelo; VINHAS, Luciana Iost. Uma análise discursiva sobre as bases pedagógicas das escolas cívico-militares. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 29., 2020, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11676 | |
dc.description.abstract | O presente artigo é uma análise discursiva sobre as propostas do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares que, a partir do governo do capitão reformado, e atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, passaram a ser implementadas com iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. A proposta apresenta um conceito de gestão nas áreas didático-pedagógicas e administrativas com a participação dos militares. Como base deste modelo, são tomados os valores morais, o cumprimento da obediência às hierarquias, o patriotismo, a disciplina militar e uma suposta luta contra a ideologia e o comunismo. As sequências a serem analisadas decorrem de entrevistas com o ex-ministro da educação Abraham Weintraub, assim como de documentos publicados no site do Ministério da Educação. [...] | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Análise discursiva | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares | pt_BR |
dc.subject | Michel Pêcheux | pt_BR |
dc.subject | Sistema educacional brasileiro | pt_BR |
dc.title | Uma análise discursiva sobre as bases pedagógicas das escolas cívico-militares | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |