Show simple item record

dc.creatorToescher, Marcelo Kopp
dc.creatorBergmann, Gabriel Gustavo
dc.creatorPinheiro, Eraldo dos Santos
dc.date.accessioned2024-01-18T19:44:18Z
dc.date.available2024-01-18T19:44:18Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationTOESCHER, M. K.; BERGMANN, G. G.; PINHEIRO, E. dos S. Conhecimentos funcionais de treinadores de modalidades esportivas extraclasse em uma cidade do sul do Brasil. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, [S. l.], v. 15, n. 7, p. 6581–6593, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n7-039. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/1376. Acesso em: 18 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11678
dc.description.abstractMuitas vezes, no esporte extraclasse escolar, professores/as de educação física assumem o papel de treinadores/as. Para que a prática desses indivíduos seja efetiva, é necessário que possuam e dominem alguns conhecimentos funcionais. A partir disso, os objetivos do presente estudo foram traçar o perfil de formação acadêmica e experiência dos treinadores e treinadoras de equipes escolares de Pelotas-RS e verificar suas percepções de domínio sobre seus conhecimentos funcionais. Participaram do estudo 25 treinadores(as) com idade média de 38,48 anos (±9,955), sendo 19 do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Foram utilizados como instrumentos um questionário de caracterização e o Questionário dos Conhecimentos do Treinador (QCT). Foram realizadas análises descritivas de frequência, média e desvio padrão. Verificou-se que todos/as participantes possuem graduação e a grande maioria (96%) possui pós-graduação em algum nível. Quanto à autopercepção de domínio dos conhecimentos, os três itens que apresentaram maior média foram “intervenção-pedagógica”, “reflexão sobre a própria prática” e “gestão de treino” respectivamente. Por outro lado, os itens com as médias mais baixas foram “formação de outros treinadores” e “avaliação e implementação de programas de treinamento”. Concluiu-se que os/as treinadores/as participantes do presente estudo possuem a percepção de que dominam bem a maior parte dos conhecimentos abordados, mas ainda existem alguns conhecimentos a aprimorar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditorial Teampt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCapacitação de treinadorespt_BR
dc.subjectEsporte escolarpt_BR
dc.subjectQuestionáriospt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectCoaches trainingpt_BR
dc.subjectschool sportpt_BR
dc.subjectQuestionnairespt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.titleConhecimentos funcionais de treinadores de modalidades esportivas extraclasse em uma cidade do sul do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeFunctional knowledge of coaches of out-of-class sports in a city in southern Brazilpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55905/cuadv15n7-039
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record