Mostrar el registro sencillo del ítem
Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente
dc.creator | Silva, Patrícia da Rosa Louzada da | |
dc.creator | Montiel, Fabiana Celente | |
dc.creator | Pinheiro, Eraldo dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T12:27:01Z | |
dc.date.available | 2024-01-19T12:27:01Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 14, p. 215-228, 2022. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/620. Acesso em: 18 jan. 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11681 | |
dc.description.abstract | Ao compreender o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como um terceiro espaço de formação, local de interlocução entre escola e universidade, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos/as formandos/as em Educação Física sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial e preparação para a docência. Participaram 20 formandos/as de um curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo a um questionário on-line. Para organização do corpus, foi utilizado o NVivo, seguido da Análise Textual Discursiva, a qual resultou em três categorias finais: Atribuições da docência; Formação profissional por dentro da escola; Relação da teoria e da prática. Dentre os principais achados, estão a importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com os/as docentes da universidade quanto da escola, e enfatizando o ECS como um potencial terceiro espaço de formação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ed. Autêntica | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Third space | pt_BR |
dc.subject | Internship | pt_BR |
dc.subject | Initial formation | pt_BR |
dc.subject | Colegio | pt_BR |
dc.subject | Maestros | pt_BR |
dc.subject | Formación inicial | pt_BR |
dc.title | Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente | pt_BR |
dc.title.alternative | Third training space: contributions of the supervised curricular internship from the student perspective | pt_BR |
dc.title.alternative | Tercer espacio de formación: aportes de la pasantía curricular supervisada desde la perspectiva del estudiante | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Educação Física: Artigos avaliados por pares [19]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Departamento de Educação Física.