Mostrar el registro sencillo del ítem
O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física
dc.creator | Silva, Patrícia da Rosa Louzada da | |
dc.creator | Montiel, Fabiana Celente | |
dc.creator | Pinheiro, Eraldo dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T12:39:29Z | |
dc.date.available | 2024-01-19T12:39:29Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 196-211, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6265. Acesso em: 19 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11687 | |
dc.description.abstract | Estudo qualitativo cujo objetivo foi sinalizar elementos do terceiro espaço de formação perceptíveis no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso diurno de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Participaram três supervisoras de ECS, que responderam entrevistas semiestruturadas aplicadas via webconferência. O processo de análise foi organizado com auxílio do software NVIVO, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados estão discutidos nas categorias: Interlocuções existentes entre universidade e escola; Efetivação da relação teoria e prática no ECS; e Organização curricular da universidade e o campo de formação para todos/as. As participantes indicaram a construção do novo currículo da Educação Física como oportunidade para se reestruturar o ECS, levando em consideração o conceito estudado e o estabelecimento de uma rede entre os/as envolvidos/as, visando a qualificar a formação. Reafirmamos que o terceiro espaço, núcleo central deste estudo, representa as aspirações por uma formação inicial de professores/as imbricada em sentidos e significados de profissão, consequentemente, enraizada no lócus escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Estágio curricular | pt_BR |
dc.subject | Terceiro espaço | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Curricular internship | pt_BR |
dc.subject | Third Space Learning | pt_BR |
dc.subject | Initial Teacher Education | pt_BR |
dc.title | O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física | pt_BR |
dc.title.alternative | The concept of third space learning in the supervised curricular internship in physical education | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Educação Física: Artigos avaliados por pares [19]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Departamento de Educação Física.