Mostrar el registro sencillo del ítem
Motivação de crianças para a participação em uma escolinha de futsal
dc.creator | Zagula, Maurício Augusto | |
dc.creator | Silva, Patrícia da Rosa Louzada | |
dc.creator | Botelho, Vivian Hernandez | |
dc.creator | Pinheiro, Eraldo dos Santos | |
dc.creator | Silva, Inácio Crochemore Mohnsam da | |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T17:22:46Z | |
dc.date.available | 2024-01-19T17:22:46Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | ZAGULA, M. A. ; SILVA, P. R. L. ; BOTELHO, V. H. ; PINHEIRO, E. S. ; CROCHEMORE-SILVA, I. . Motivação de crianças para a participação em uma escolinha de futsal. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL, v. 13, p. 595-603, 2022. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1188. Acesso em: 19 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11698 | |
dc.description.abstract | Introdução: A motivação é um fator importante para o ingresso de crianças em escolinhas esportivas e pode variar de acordo com idade e modalidade. Objetivo: Investigar a motivação de crianças para participação em uma escolinha de iniciação esportiva de futsal do sul do Rio Grande do Sul. Materiais e métodos: De natureza qualitativa e abordagem descritiva, o estudo teve a participação de 25 crianças de oito e nove anos. Para a coleta das informações foram utilizados os instrumentos diários de campo e entrevista. Primeiramente, o estudo contou com uma aproximação em que o entrevistador esteve presente, durante o período de um mês nos treinos esportivos, com a intenção de facilitar a interação e familiarização e na sequência, ocorreu a fase de entrevistas em grupo, seguindo um roteiro investigativo preestabelecido. As informações coletadas foram transcritas e realizada a análise de conteúdo para examinar e interpretar as informações. Resultados: Dentre os principais resultados identificou-se que o ingresso foi na maioria dos casos motivados pela própria criança, seguido por interesse dos pais ou responsáveis e por incentivo dos amigos. Entre os motivos que os mantiveram treinando destaca-se o sonho de tornarem-se jogador(a) de futebol, as características e estruturas dos treinos, bem como a importância do apoio social dos amigos e familiares. Conclusão: Compreender tais fatores é relevante para fomentar na prática profissional ações que façam sentido às expectativas e contextos das crianças envolvidas, favorecendo também para a manutenção de seus vínculos com as escolinhas e com a prática esportiva. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício - IBPEFEX | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Familia | pt_BR |
dc.subject | Apoio social | pt_BR |
dc.subject | Sports | pt_BR |
dc.subject | Family | pt_BR |
dc.subject | Social support | pt_BR |
dc.title | Motivação de crianças para a participação em uma escolinha de futsal | pt_BR |
dc.title.alternative | Motivation of children to participate in a futsal school | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Educação Física: Artigos avaliados por pares [19]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Departamento de Educação Física.