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dc.creatorZagula, Maurício Augusto
dc.creatorSilva, Patrícia da Rosa Louzada
dc.creatorBotelho, Vivian Hernandez
dc.creatorPinheiro, Eraldo dos Santos
dc.creatorSilva, Inácio Crochemore Mohnsam da
dc.date.accessioned2024-01-19T17:22:46Z
dc.date.available2024-01-19T17:22:46Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationZAGULA, M. A. ; SILVA, P. R. L. ; BOTELHO, V. H. ; PINHEIRO, E. S. ; CROCHEMORE-SILVA, I. . Motivação de crianças para a participação em uma escolinha de futsal. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL, v. 13, p. 595-603, 2022. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1188. Acesso em: 19 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11698
dc.description.abstractIntrodução: A motivação é um fator importante para o ingresso de crianças em escolinhas esportivas e pode variar de acordo com idade e modalidade. Objetivo: Investigar a motivação de crianças para participação em uma escolinha de iniciação esportiva de futsal do sul do Rio Grande do Sul. Materiais e métodos: De natureza qualitativa e abordagem descritiva, o estudo teve a participação de 25 crianças de oito e nove anos. Para a coleta das informações foram utilizados os instrumentos diários de campo e entrevista. Primeiramente, o estudo contou com uma aproximação em que o entrevistador esteve presente, durante o período de um mês nos treinos esportivos, com a intenção de facilitar a interação e familiarização e na sequência, ocorreu a fase de entrevistas em grupo, seguindo um roteiro investigativo preestabelecido. As informações coletadas foram transcritas e realizada a análise de conteúdo para examinar e interpretar as informações. Resultados: Dentre os principais resultados identificou-se que o ingresso foi na maioria dos casos motivados pela própria criança, seguido por interesse dos pais ou responsáveis e por incentivo dos amigos. Entre os motivos que os mantiveram treinando destaca-se o sonho de tornarem-se jogador(a) de futebol, as características e estruturas dos treinos, bem como a importância do apoio social dos amigos e familiares. Conclusão: Compreender tais fatores é relevante para fomentar na prática profissional ações que façam sentido às expectativas e contextos das crianças envolvidas, favorecendo também para a manutenção de seus vínculos com as escolinhas e com a prática esportiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio - IBPEFEXpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectFamiliapt_BR
dc.subjectApoio socialpt_BR
dc.subjectSportspt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSocial supportpt_BR
dc.titleMotivação de crianças para a participação em uma escolinha de futsalpt_BR
dc.title.alternativeMotivation of children to participate in a futsal schoolpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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