Show simple item record

dc.creatorSilva, Patrícia da Rosa Louzada da
dc.creatorSantos, Leontine Lima dos
dc.creatorMontiel, Fabiana Celente
dc.creatorPinheiro, Eraldo dos Santos
dc.date.accessioned2024-01-19T18:09:04Z
dc.date.available2024-01-19T18:09:04Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSILVA, P. R. L. ; SANTOS, L. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional: impacto na prática pedagógica. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e28210212560-9, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12560. Acesso em: 19 jan. 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11702
dc.description.abstractA formação de professores/as de Educação Física, entre os anos de 2013 e 2017, foi tema da parceria estabelecida entre o Instituto Esporte & Educação (IEE) e nove prefeituras de cidades da região sul do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Este estudo objetivou compartilhar a experiência do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional (PRPMEE), no Estado do RS, no que se refere à implementação, realização e efetivação de práticas em Esporte Educacional, além de apontar o impacto da formação continuada proposta na prática pedagógica de um professor de Educação Física, escolhido intencionalmente, do município de Arroio Grande. Os passos metodológicos foram traçados por meio de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e a análise das informações se deu a partir da técnica de triangulação dos dados proposta por Triviños. Os instrumentos utilizados para coleta das informações foram: entrevista semiestruturada; observação da prática pedagógica; materiais pedagógicos fornecidos nos módulos das formações continuadas do IEE; e diário de campo. A análise reflexiva dos resultados permitiu verificar que o processo de formação continuada do PRPMEE no RS, especificamente no município de Arroio Grande, foi fundamental para a efetivação de práticas pedagógicas qualificadas nas aulas de Educação Física, pois o professor pesquisado fidelizou os aprendizados construídos durante o processo de formação proposta pelo IEE, apropriando-se da metodologia e colocando-a em prática durante suas aulas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherScielopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEsporte educacionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectEducational sportpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEducación físicapt_BR
dc.subjectFormación continuapt_BR
dc.subjectDeporte educativopt_BR
dc.subjectEnsenãnzapt_BR
dc.titleProjeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional: impacto na prática pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeProject Network of Multiplying Partners of Educational Sport: impact on the pedagogical practicept_BR
dc.title.alternativeProyecto Red de Socios Multiplicadores del Deporte Educativo: impacto en la práctica pedagógicapt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12560
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record