dc.creator | Nunes, Gabriel Barcellos | |
dc.creator | Thies, Vania Grim | |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T20:14:35Z | |
dc.date.available | 2024-01-30T20:14:35Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | NUNES, Gabriel Barcellos; THIES, Vania Grim. A educação do campo, a experiência literária e o direito à literatura em um território de lutas e desafios. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11861 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho parte de dois temas: a Educação do Campo e a leitura literária. Arroyo (2007) diz que o nosso sistema escolar é urbano e apesar de considerar um avanço a ênfase à educação como direito universal de todo cidadão, pondera que deve-se crescer no reconhecimento das especificidades e das diferenças, justificando a importância de uma educação pensada
especificamente para os povos do campo. Neste ponto, Caldart (2009) afirma que a Educação do Campo pode ser compreendida como um processo de construção de um projeto de educação dos trabalhadores do campo, gestado do ponto de
vista dos camponeses e da trajetória de luta de suas organizações, como o Movimento Sem Terra (MST) compreendendo o direito à educação para todos, seja formal ou não e representando a luta dos trabalhadores do campo pela educação, pela terra, pela Reforma Agrária, pelo direito ao trabalho, à cultura, à soberania alimentar e ao território, sendo a escola um objeto central das suas reflexões pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Direito à literatura | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.title | A educação do campo, a experiência literária e o direito à literatura em um território de lutas e desafios | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |