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dc.creatorPereira, Júlia Victoria Casalinho
dc.creatorCamargo, Síglia Pimentel Höher
dc.date.accessioned2024-02-07T03:06:10Z
dc.date.available2024-02-07T03:06:10Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationPEREIRA, Júlia Victoria Casalinho; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Implementação do Plano Educacional Especializado para crianças com autismo no contexto da educação infantil: uma revisão bibliográfica. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11925
dc.description.abstractDe acordo com a versão mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits no comportamento e na comunicação/interação social. As pessoas com TEA podem apresentar, dentre outras características, interesses e comportamentos estereotipados, restritos e repetitivos, dificuldades em alterar rotinas, inflexibilidade de comportamento, ausência de contato visual e linguagem corporal, dificuldades na comunicação verbal e em criar e manter relações sociais. Atualmente, a inclusão das crianças com TEA ultrapassa a discussão acerca do acesso ao ensino regular, pois embora a escola seja um lugar de grande potencial para enriquecer as experiências sociais e o desenvolvimento de novas aprendizagens das crianças (NUNES et al., 2013), somente a matrícula não basta para que ocorra a inclusão e a aprendizagem. Os estudos precisam estar centrados nas estratégias de ensino que considerem as características de cada criança, de modo a garantir o progresso e a permanência dos estudantes nas escolas (MATOS; MENDES, 2015). Essa é uma questão complexa, visto que grande parte dos professores não se sente preparada para trabalhar com os alunos com TEA (CAMARGO et al., 2020). Nessa perspectiva, buscar alternativas que auxiliem o professor no desafio de ensinar crianças com autismo, considerando necessidades e adequações curriculares individualizadas, é uma demanda importante para a pesquisa na área da educação inclusiva. Estudos nacionais têm demonstrado (COSTA, 2016; PEREIRA; NUNES, 2018) o Plano Educacional Individualizado (PEI) como uma metodologia de trabalho colaborativa benéfica no processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA, ou seja, tanto para os alunos quanto para os professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPlano Educacional Individualizado (PEI)pt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleImplementação do Plano Educacional Especializado para crianças com autismo no contexto da educação infantil: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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