dc.description.abstract | O presente resumo expandido pretende publicizar os resultados e reflexões advindos de uma das etapas do projeto de dissertação da presente autora. Este, alinhado à linha de pesquisa Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras
do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, deseja dialogar sobre Educação para Sexualidade com docentes em escolas de surdos. O referencial teórico que sustenta tanto o projeto de pesquisa quanto o presente resumo localiza-se no campo dos Estudos de Gênero, dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, nas contribuições de RIBEIRO (2013), LOURO
(2000), SKLIAR (1998), KLEIN e FORMOZO (2008), entre outros. Para o projeto de dissertação mencionado anteriormente, a realização de uma revisão de literatura foi essencial para a definição do problema de pesquisa, assim como outros aspectos, uma vez que ela auxilia o pesquisador que deseja “obter uma ideia precisa sobre o estado actual dos conhecimentos sobre um dado tema, as suas lacunas e a contribuição da investigação para o desenvolvimento do conhecimento” (BENTO, 2012, p. 1). Além disso, conhecer o que estava/está sendo desenvolvido na área reafirma a importância de pesquisas como o projeto de dissertação citado, uma vez que propõe-se a avançar nas produções realizadas sobre a Educação para Sexualidade e as pessoas surdas e desenvolver atividades dentro dos espaços escolares bilíngues de surdos. | pt_BR |