dc.creator | Rocha, Luis Félix de Barros Vieira | |
dc.creator | Lima, Georgina Helena Xavier | |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T03:03:07Z | |
dc.date.available | 2024-02-21T03:03:07Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Luis Félix de Barros Vieira; LIMA, Georgina Helena. Perspectivas do ensino da arte sobre o ritual Baião de Princesa: semelhança, dessemelhança e hibridismo. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12124 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é um recorte da proposta de tese de Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/FAE, que tem como título, “ARTE-EDUCAÇÃO NO TERREIRO: A possibilidade de práticas pedagógicas antirracistas dos(as) Arte/Educadores (as) através do ritual de Baião de Princesas da Casa Fanti Ashanti em São Luís do Maranhão”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão –FAPEMA, vinculado ao Governo do Estado do Maranhão. A problematização que é trazida, diz respeito à percepção dos(as) arte/educadores(as) acerca do Baião de Princesas enquanto ritual potencializador de perspectivas educacionais antirracistas. Nesse pressuposto, partimos de um estudo exploratório cujo objetivo foi o de identificar a partir das falas dos(as) arte/educadores(as) colaboradores(as) da pesquisa, sua percepção acerca do referido ritual observado em 2022. O processo colonial deixou marcar profundas no contexto político e cultural, em
especial o religioso, algo manifesto cotidianamente. Na perspectiva das experiências coloniais, o Baião de Princesas ritual ligado à linha da cura, realizado no dia 13 de dezembro na Casa Fanti Ashanti em São Luís do Maranhão, é uma festividade onde somente mulheres dançam e incorporam entidades espirituais femininas (rainhas, princesas e crianças).Tal ritual de matriz africana, originado no século XIX, herança do extinto Terreiro do Egito, em contato com elementos europeus e indígenas, sofreu influência, dando origem a um quadro renovado, a esse processo de transformações e trocas culturais denominamos de hibridismo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Ritual Baião Princesa | pt_BR |
dc.subject | Hibridismo | pt_BR |
dc.title | Perspectivas do ensino da arte sobre o ritual Baião de Princesa: semelhança, dessemelhança e hibridismo | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |