dc.creator | Corrêa, Camila Bottero | |
dc.creator | Hypolito, Álvaro Luiz Moreira | |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T18:37:01Z | |
dc.date.available | 2024-02-21T18:37:01Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Camila Bottero; HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. A precarização das práticas de inclusão na escola regular e os deslocamentos operados nos atuais discursos da inclusão escolar. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12127 | |
dc.description.abstract | doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPEL, na linha de pesquisa “Curriculo, profissionalização e trabalho docente”. Ao tratar sobre a temática da inclusão escolar, o projeto tem por objetivo compreender como a partir de determinadas relações de poder-saber se constituem os deslocamentos operados nos discursos atuais da inclusão escolar e os efeitos que produzem na subjetividade docente. A partir da necessidade de atualização da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI-2008), divulgada pelo MEC, em junho de 2018, muitos discursos sobre a temática da inclusão escolar têm-se proliferado, buscando garanti-la, sendo importante problematizá-los. Estes
discursos proliferaram-se em propostas que buscam atualizar a política de educação especial no Brasil e em audiências públicas. Ao olhar para estes discursos é possível perceber que deslocamentos vão sendo operados com relação aos entendimentos sobre a inclusão escolar em uma arena de disputa entre diferentes atores sociais. Se a partir da instituição da PNEEPEI-2008 a inclusão passa a funcionar como um imperativo de Estado com o objetivo de desenvolver estratégias de inclusão, a fim de garantir o acesso e a permanência dos sujeitos com deficiência na escola regular, a partir da necessidade de sua atualização, é possível identificar deslocamentos relacionados ao modo de olhar para a noção de direito à educação das pessoas com deficiência, bem como para as práticas e os espaços escolares em que elas estão inseridas. Ao que parece,
estes deslocamentos fragilizam o imperativo da inclusão ao darem ênfase à possibilidade da exclusão desses sujeitos da escola regular e a práticas segregadoras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Precarização | pt_BR |
dc.title | A precarização das práticas de inclusão na escola regular e os deslocamentos operados nos atuais discursos da inclusão escolar | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |