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Relações raciais e amefricanas nas universidades ocidentalizadas: o recado está dado
dc.creator | Fernandes, Antonio Donizeti | |
dc.creator | Alves, Míriam Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T13:32:06Z | |
dc.date.available | 2024-03-04T13:32:06Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Antonio Donizeti ; ALVES, Miriam Cristiane . Relações raciais e amefricanas nas universidades ocidentalizadas: o recado está dado. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA), v. 47, p. 1-27, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/68079. Acesso em: 21 fev. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12328 | |
dc.description.abstract | A sala de aula nas universidades ocidentalizadas ainda se apresenta como espaço social de privilégio branco, fazendo com que a escrita e a interpretação sobre a história afrodiaspórica sigam o caminho de uma história única. Deste modo, o presente artigo objetiva problematizar o estudo das relações raciais, das relações amefricanas e da história da África nas universidades ocidentalizadas a partir da enunciação de corpos-políticos pretos performados em narrativas ficcionais. Sobre o caminho metodológico, apostamos em uma escrevivência em oralitura performada em narrativas ficcionais marcando na cena acadêmica uma política de escrita engajada e encharcada pela afirmação de uma ciência cuja racionalidade não é linear, constituindo-se pela complementariedade entre razão e emoção. As narrativas foram construídas a partir de memórias inscritas no corpo-político de duas mulheres pretas e um homem preto que responderam ao questionário on-line da pesquisa Necropolítica e População Negra, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas E’léékò. A história afrodiaspórica e ladioamefricana resiste ao esquecimento, silenciamento, invisibilidade, apagamento nas paredes brancas das universidades ocidentalizadas, na cena brasileira, por meio da presença intelectual e militante de homens e mulheres pretas. A escrevivência em oralitura performada em narrativas ficcionais neste estudo, marca o ser-sendo na produção do conhecimento de muitas mulheres e homens pretas e pretos na universidade; marca o porvir do conhecimento produzido a partir das experiências pretas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSM | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | História de África | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escrevivência | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | African History | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Relações raciais e amefricanas nas universidades ocidentalizadas: o recado está dado | pt_BR |
dc.title.alternative | Racial and Amefrican relations in Western universities: the message is given | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5902/1984644468079 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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