dc.creator | Queiroz, Eric Botezini | |
dc.creator | Araldi, Clademir Luís | |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T21:02:48Z | |
dc.date.available | 2024-03-08T21:02:48Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Eric Botezini; ARALDI, Clademir Luís. O ambiente escolar e a prática docente da autorregulação a partir da teoria social cognitiva. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12415 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende repensar o ambiente escolar e a prática docente a partir Aprendizagem Autorregulada da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura e introduzir na discussão conceitos como motivação e auto-eficácia para o processo pedagógico. O interesse está no colocar em pauta não só a maneira que o ambiente interfere no processo – tanto arquitetonicamente, quanto socialmente falando – bem como qual deve ser a postura esperada de um educador dentro
desse espaço. Para tal, partiremos da análise das instituições como presídios, escolas e quartéis militares feita por Michel Foucault (1926 - 1984) na terceira parte do seu livro intitulado Vigiar e Punir de 1975 e usaremos o que ele chama de
Disciplina da Docilização dos Corpos, com enfoque na relação entre arquitetura e sujeito. A autorregulação no processo pedagógico crítico evidenciaria a organicidade do aprender e ensinar, tornando o estudante um agente ativo da sua construção
formativa, não só enquanto saberes necessários para a formação institucionalizada com conteúdos necessários em provas trimestrais, em vestibulares ou concursos públicos, como também na sua formação cidadã. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação | pt_BR |
dc.subject | Teoria social cognitiva | pt_BR |
dc.title | O ambiente escolar e a prática docente da autorregulação a partir da teoria social cognitiva | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |