Mostrar registro simples

dc.creatorQueiroz, Eric Botezini
dc.creatorAraldi, Clademir Luís
dc.date.accessioned2024-03-08T21:02:48Z
dc.date.available2024-03-08T21:02:48Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationQUEIROZ, Eric Botezini; ARALDI, Clademir Luís. O ambiente escolar e a prática docente da autorregulação a partir da teoria social cognitiva. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12415
dc.description.abstractO presente trabalho pretende repensar o ambiente escolar e a prática docente a partir Aprendizagem Autorregulada da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura e introduzir na discussão conceitos como motivação e auto-eficácia para o processo pedagógico. O interesse está no colocar em pauta não só a maneira que o ambiente interfere no processo – tanto arquitetonicamente, quanto socialmente falando – bem como qual deve ser a postura esperada de um educador dentro desse espaço. Para tal, partiremos da análise das instituições como presídios, escolas e quartéis militares feita por Michel Foucault (1926 - 1984) na terceira parte do seu livro intitulado Vigiar e Punir de 1975 e usaremos o que ele chama de Disciplina da Docilização dos Corpos, com enfoque na relação entre arquitetura e sujeito. A autorregulação no processo pedagógico crítico evidenciaria a organicidade do aprender e ensinar, tornando o estudante um agente ativo da sua construção formativa, não só enquanto saberes necessários para a formação institucionalizada com conteúdos necessários em provas trimestrais, em vestibulares ou concursos públicos, como também na sua formação cidadã.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectTeoria social cognitivapt_BR
dc.titleO ambiente escolar e a prática docente da autorregulação a partir da teoria social cognitivapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples