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dc.creatorMachado, Camila Fagundes
dc.date.accessioned2024-03-23T11:01:14Z
dc.date.available2024-03-23T11:01:14Z
dc.date.issued2022-10-10
dc.identifier.citationMACHADO, Camila. Desempenho motor e oportunidades para estimulação motora em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Orientador: Rodolfo Novellino Benda. 2022. 212p. Tese (Doutorado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12518
dc.description.abstractMotor development is a process of change in motor behavior, which happens continuously and can be influenced by the interactions between the motor task, the characteristics of the individual and the environment in which he is inserted. According to the literature, children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) may present changes in various motor aspects. With the intention of deepening the discussion on the topic and building this dissertation, an integrative literature review and a descriptive study were proposed. The first article, entitled “Motor performance in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD): an integrative literature review” aimed to analyze, through an integrative literature review, evidence from research related to motor performance in children and adolescents. with autism spectrum disorder (ASD) in the last 20 years. The results showed that most studies found in the literature indicate lower motor performance of subjects with ASD than peers without the disorder or children with other disabilities or atypical development. The second article “Opportunities of stimulation for motor behavior in children with Autism Spectrum Disorder (ASD)” aimed to analyze the opportunities of stimulation for motor behavior of schoolchildren with Autism Spectrum Disorder (ASD) aged between six and nine years, in two cities in Rio Grande do Sul/RS. The study II identified that children with ASD living in the cities of Pelotas/RS and Bagé/RS have low opportunities for motor stimulation, as found in other studies carried out with samples composed of children without ASD. Family income was a predictor of better opportunities for motor stimulation for the motor behavior of the analyzed sample. In a secondary analysis, it was identified that being male, being between 8 and 9 years old and having a mother with a better level of education contributes to better opportunities for motor stimulation for children with ASD.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectTranstornos Globais de Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectMotor developmentpt_BR
dc.subjectGlobal Developmental Disorderspt_BR
dc.titleDesempenho motor e oportunidades para estimulação motora em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.title.alternativeMotor performance and opportunities for motor stimulation in children with Autistic Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento motor é um processo de mudança no comportamento motor, que acontece de forma contínua e que pode sofrer influência das interações existentes entre a tarefa motora, as características do indivíduo e do ambiente onde está inserido. De acordo com a literatura, crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar alterações em aspectos motores variados. Com a intenção de aprofundar a discussão sobre o tema e construir esta tese, uma revisão integrativa de literatura e um estudo descritivo foram propostos. O primeiro artigo, entitulado “Desempenho motor em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão integrativa da literatura” teve por objetivo analisar por meio de uma revisão integrativa de literatura, evidências de pesquisas relacionadas ao desempenho motor em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) nos últimos 20 anos. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudos encontrados na literatura, indicam desempenho motor dos sujeitos com TEA inferior aos pares sem o transtorno ou a crianças com outras deficiências ou desenvolvimento atípico. O segundo artigo “Oportunidades de estimulação para o comportamento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” objetivou analisar as oportunidades de estimulação para o comportamento motor de escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com idade entre seis e nove anos, em duas cidades do Rio Grande do Sul/RS. O estudo II identificou que crianças com TEA, moradoras nas cidades de Pelotas/RS e Bagé/RS possuem baixas oportunidades de estimulação motora, assim como encontrado em outros estudos realizados com amostras compostas por crianças sem o TEA. A renda familiar foi um fator preditor de melhores oportunidades de estimulação motora para o comportamento motor da amostra analisada. Em uma análise secundária, identificou-se que ser do sexo masculino, ter entre 8 e 9 anos de idade e possuir mãe com melhor nível de escolaridade contribui para melhores oportunidades de estimulação motora para crianças com TEA.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Benda, Rodolfo Novellino
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


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