dc.creator | Dutra, Geovanna Caroline Zanini | |
dc.date.accessioned | 2024-03-23T11:01:59Z | |
dc.date.available | 2024-03-23T11:01:59Z | |
dc.date.issued | 2023-02-16 | |
dc.identifier.citation | DUTRA, Geovanna C. Z. As consequências do ajuste fiscal e a formação em Educação Física na UFPel a partir da implementação da Emenda Constitucional 95/2016. Orientador: Giovanni Felipe Ernst Frizzo. 2023. 145 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12519 | |
dc.description.abstract | This study aims to present the consequences of the Constitutional Amendment 95/2016 for the formation in Physical Education at the Federal University of Pelotas (UFPel) from 2016 to 2021, taking into account the investment destined to social services and comparing it with the public expenses destined to the public debt. To this end, we make a bibliographic review analyzing scientific articles produced by
researchers in the area over this period, analyze the Management Reports and internal documents of UFPel to produce data about the period and interview the Dean and Director of the Physical Education College (ESEF) at UFPel using the descriptive analysis methodology to produce an understanding of the period. The study starts from the concept of structural crisis in order to understand the exit proposal to the crisis through neoliberalism, which also affects educational institutions, especially public ones, which have their resources squeezed due to the financial reorganization that governments practice to contain investments in public services. In the end, the study concludes that there is a lack of financial resources for UFPEL, at the same time, that there is fomentation to the private higher education network, which grows much more when compared to the IFES, Federal Institutes of Higher Education. It also concludes that, despite the withdrawal of investments from public resources for UFPel, ESEF still manages to
continue playing an important role in the formation of Physical Education practitioners, taking into account its importance for the free training of workers in the area. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.subject | Financiamento | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Public university | pt_BR |
dc.subject | Financing | pt_BR |
dc.subject | University education | pt_BR |
dc.title | As consequências do ajuste fiscal e a formação em Educação Física na UFPel a partir da implementação da Emenda Constitucional 95/2016 | pt_BR |
dc.title.alternative | The consequences of the fiscal adjustment and the formation in Physical Education at UFPel since the implementation of the Constitutional Amendment 95/2016 | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo apresentar as consequências da emenda constitucional 95/2016 para a formação em Educação Física na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de 2016 a 2021, levando em consideração o investimento destinado aos
serviços sociais e comparando com os gastos públicos destinados à divida pública. Para tal, faz uma revisão bibliográfica analisando artigos científicos produzidos por pesquisadores da área sobre este período, analisa os Relatórios de Gestão e
documentos internos da UFPel para produzir dados sobre o período e entrevista Reitor e Diretor da Escola de Superior de Educação Física (ESES) da UFPel utilizando a metodologia de análise descritiva para produzir uma compreensão sobre o período. Parte do conceito de crise estrutural para compreender a saída para a crise por via do neoliberalismo, que também afeta as instituições de ensino, em especial as públicas, que têm seus recursos acachapados devido à reorganização financeira que os governos praticam para a contenção de investimentos em serviços públicos. Ao final, o estudo conclui que há uma defasagem de recursos financeiros para a UFPEL, ao mesmo tempo que há fomento à rede privada de ensino superior, que cresce mais em relação às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Conclui também que, apesar do desinvestimento de recursos públicos para a UFPel, a ESEF ainda consegue seguir desempenhando um papel importante para a formação em Educação Física levando em consideração a sua importância para a formação gratuita de trabalhadores e trabalhadoras da área. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Frizzo, Giovanni Felipe Ernst | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |