Mostrar el registro sencillo del ítem
Pelotas e Berlim: representações do gênero feminino na publicidade e na arte no início do século XX
dc.creator | Couto, Rafaela Medeiros | |
dc.creator | Lima, Paula Garcia | |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T17:28:52Z | |
dc.date.available | 2024-03-25T17:28:52Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | COUTO, Rafaela Medeiros; LIMA, Paula Garcia. Pelotas e Berlim: representações do gênero feminino na publicidade e na arte no início do século XX. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 30., 2021, Pelotas. Anais... Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12542 | |
dc.description.abstract | Este trabalho busca analisar e comparar duas peças gráficas: o reclame das Vassouras electricas / Buxton Guilayn Cº, veiculado no Almanachs de Pelotas, edição de 1921, e a obra Fashion Show, da artista Hannah Höch, de 1925-1935, a fim de observar a forma como o gênero feminino é representado em diferentes contextos geográficos, políticos, sociais e culturais no início do século XX. A pesquisa é baseada, prioritariamente, em Lima (2015), que estuda em profundidade os Almanachs de Pelotas e a memória do feminino nas representações dos reclames. Ademais, são discutidas ideias apresentadas por Benjamin (1955) e Fachin (2013), sobre a metodologia da pesquisa; Gardner (2014) e Boswell; Lanchner; Makela (2017) sobre a república de Weimar, Hannah Höch e as mulheres artistas; e Danto (2015) sobre o movimento Dadaísta e a filosofia da arte. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Pelotas | pt_BR |
dc.subject | Berlim | pt_BR |
dc.subject | Gênero feminino | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | Pelotas e Berlim: representações do gênero feminino na publicidade e na arte no início do século XX | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |