Mostrar registro simples

dc.creatorCouto, Rafaela Medeiros
dc.creatorLima, Paula Garcia
dc.date.accessioned2024-03-25T17:28:52Z
dc.date.available2024-03-25T17:28:52Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCOUTO, Rafaela Medeiros; LIMA, Paula Garcia. Pelotas e Berlim: representações do gênero feminino na publicidade e na arte no início do século XX. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 30., 2021, Pelotas. Anais... Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12542
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar e comparar duas peças gráficas: o reclame das Vassouras electricas / Buxton Guilayn Cº, veiculado no Almanachs de Pelotas, edição de 1921, e a obra Fashion Show, da artista Hannah Höch, de 1925-1935, a fim de observar a forma como o gênero feminino é representado em diferentes contextos geográficos, políticos, sociais e culturais no início do século XX. A pesquisa é baseada, prioritariamente, em Lima (2015), que estuda em profundidade os Almanachs de Pelotas e a memória do feminino nas representações dos reclames. Ademais, são discutidas ideias apresentadas por Benjamin (1955) e Fachin (2013), sobre a metodologia da pesquisa; Gardner (2014) e Boswell; Lanchner; Makela (2017) sobre a república de Weimar, Hannah Höch e as mulheres artistas; e Danto (2015) sobre o movimento Dadaísta e a filosofia da arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPelpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPelotaspt_BR
dc.subjectBerlimpt_BR
dc.subjectGênero femininopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titlePelotas e Berlim: representações do gênero feminino na publicidade e na arte no início do século XXpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples