dc.identifier.citation | VÖLZ, Lisandro Miritz; LIMBERGER, Bernardo Kolling. Pomerisch Wöör Leesen: a construção do léxico ortográfico em pomerano. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 30., 2021, Pelotas. Anais... Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processamento da leitura em língua materna explora muitos fenômenos que envolvem diversos conhecimentos do falante. Durante a leitura, ativam-se, assim, representações fonológicas, sintáticas e semânticas (ZIMMER, 2001). Na leitura fluente, as representações ortográficas são ativadas automaticamente. No entanto, na língua-alvo investigada neste estudo, o pomerano, que não apresenta uma escrita padronizada, os falantes normalmente não possuem conhecimento da sua ortografia. O pomerano se enquadra como uma língua que é utilizada majoritariamente na oralidade. Por conta disso, para lerem palavras em pomerano (pomerisch wöör leesen), os falantes podem ter dificuldades iniciais e, para escreverem a sua língua materna, utilizam regras variadas. A necessidade por registros tem como finalidade fortalecer questões culturais, manifestar a identidade e manter a língua viva. Atualmente, existem muitos estudos que investigam a aprendizagem da leitura de palavras em crianças (DEHAENE, 2012; SALLES; PARENTE, 2007; entre outros). Contudo, investigamos o processamento da leitura em falantes que têm uma língua sem escrita padronizada como língua materna e, assim, podemos analisar a construção lexical ortográfica em desenvolvimento (ABUTALEBI et al., 2007; LIMBERGER, 2021). | pt_BR |