dc.creator | Medronha, Carolina Pinz | |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T18:23:29Z | |
dc.date.available | 2024-04-24 | |
dc.date.available | 2024-04-26T18:23:29Z | |
dc.date.issued | 2023-06-28 | |
dc.identifier.citation | MEDRONHA, Carolina Pinz. Modelagem da dispersão atmosférica de gases densos decorrente de liberações acidentais no transporte rodoviário com produtos perigosos. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Centro de Engenharias, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12860 | |
dc.description.abstract | This work aimed to analyze the atmospheric dispersion of dense gases, such as ammonia (NH3) and chlorine (Cl2), resulting from hypothetical leaks in the tank of a truck during road transportation. By using mathematical models, it was possible to estimate, considering an accidental release, the distance to which the cloud formed in the atmosphere would travel from the leakage point until it is sufficiently diluted to no longer pose a danger in terms of toxicity. To perform this analysis, the ALOHA software and Google Earth were used. Among the scenarios analyzed, the results showed that in Scenario 1 (Scenario 1: Manual ALOHA – Chlorine), the toxic cloud reached a length of 1,37 km in the red zone, which is the lethal zone, and the objective was to validate the method used in the other scenarios. In Scenario 2 (Scenario 2: BR-392 Accident – Chlorine), the cloud with the greatest reach among continuous releases was in case 2, with the leak hole height at 0 m, having a length of 5 km in the red zone, and among instant releases, it was in case 3, with the leak hole height at 0 m, with a length of 4,7 km in the red zone. Finally, in Scenario 3 (Scenario 3: Santa Bárbara WTP – Ammonia), the plume that had the greatest reach during the nighttime was in case 6, with a distance of 484 m in the red zone, and during the daytime, the greatest reach was in case 4, with a length of 139 m in the red zone. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Produtos perigosos | pt_BR |
dc.subject | Dispersão atmosférica | pt_BR |
dc.subject | Software ALOHA | pt_BR |
dc.subject | Amônia (NH3) | pt_BR |
dc.subject | Cloro (Cl2) | pt_BR |
dc.subject | Hazardous materials | pt_BR |
dc.subject | Atmospheric dispersion | pt_BR |
dc.subject | ALOHA Software | pt_BR |
dc.subject | Ammonia (NH3) | pt_BR |
dc.subject | Chlorine (Cl2) | pt_BR |
dc.title | Modelagem da dispersão atmosférica de gases densos decorrente de liberações acidentais no transporte rodoviário com produtos perigosos | pt_BR |
dc.title.alternative | Modeling atmospheric dispersion of dense gases resulting from accidental releases in road transport of hazardous materials | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Weymar, Guilherme Jahnecke | |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar a dispersão atmosférica de gases densos, como a amônia (NH3) e o cloro (Cl2), decorrentes de vazamentos hipotéticos na cisterna de um caminhão durante o transporte rodoviário. Com a utilização de modelos matemáticos, foi possível estimar, considerando uma liberação acidental, a distância até a qual a nuvem formada na atmosfera se deslocará a partir do ponto de vazamento, até que esteja suficientemente diluída para não representar perigo em termos de toxicidade. Para realizar essa análise, utilizou-se o software ALOHA e o Google Earth. Entre os cenários analisados, os resultados demostraram que no Cenário 1 (Cenário 1: Manual ALOHA – Cloro) a nuvem tóxica teve um alcance de 1,37 km de comprimento na zona vermelha, ou seja, na zona letal e o objetivo foi validar o método utilizado nos demais cenários. No Cenário 2 (Cenário 2: Acidente BR-392 – Cloro), a nuvem que teve o maior alcance entre as liberações contínuas foi no caso 2, com a altura do orifício de vazamento em 0 m, com 5 km de comprimento na zona vermelha e entre as liberações instantâneas foi no caso 3, com a altura do orifício de vazamento em 0 m, com 4,7 km de comprimento na zona vermelha. Por fim, no Cenário 3 (Cenário 3: ETA Santa Bárbara – Amônia), a pluma que teve o maior alcance no período noturno foi no caso 6, com distância de 484 m, na zona vermelha, no período diurno o maior alcance foi no caso 4, com 139 m de comprimento na zona vermelha. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Buske, Daniela | |
dc.subject.cnpq1 | ENGENHARIA QUIMICA | pt_BR |