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dc.creatorMoraes, Francine Machado
dc.date.accessioned2024-05-02T18:39:08Z
dc.date.available2024-05-02
dc.date.available2024-05-02T18:39:08Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.identifier.citationMORAES, Francine Machado. Recomendação de Produtos através do método de Market Basket Analysis Aplicado ao Cenário de Big Data. Orientador: Tiago Thompsen Primo. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12894
dc.description.abstractMarket Basket Analysis (MBA), or Análise de Cesta de Mercado in Portuguese, involves extracting a large number of product associations from transactional databases. Originally used to analyze shopping baskets in markets, it is not limited to this scenario and can be applied to any business that sells products. Recommendation systems, widely employed in prominent e-commerce platforms like Amazon and Mercado Livre, are commonly grounded in Data Mining and MBA techniques. This study presents a proposal for an adaptable recommendation system, developed to operate in both digital and physical environments of an extensive retail network. This work proposes an adaptable recommendation system for both digital platforms and physical stores of a large retail network using the MBA technique. The differentiating factor of this approach lies in its ability to make product recommendations on a large scale, optimizing the processing of large volumes of data through tools and distributed processing strategies, which were essential for resolving challenges related to big data. The motivation for this development stems from the observation that most existing research focuses on recommendation systems suitable only for small data quantities, in addition to aiding other researchers in addressing challenges in this scenario. It was possible to understand the relationships between recommended products based on region, sectors, and seasons, where behaviors between the northern and southern regions of the country were observed, products from the same sector strongly related, weather events influencing recommendations, and the recommender understanding product variations and recommending them accordingly. The effectiveness of the proposed system was assessed with an accuracy estimate of 22.53% for the digital channel and 31.28% for physical stores considering december/2023.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRecomendação de produtospt_BR
dc.subjectSistemas de recomendaçãopt_BR
dc.subjectRegras de associaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de cesta de mercadopt_BR
dc.subjectProduct recommendationpt_BR
dc.subjectRecommendation systempt_BR
dc.subjectAssociation rulept_BR
dc.subjectMarket basket analysispt_BR
dc.titleRecomendação de produtos através do método de Market Basket Analysis aplicado ao cenário de Big Datapt_BR
dc.title.alternativeProduct Recommendation through the Market Bas ket Analysis Method Applied to the Big Data Scenariopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO Market Basket Analysis (MBA), ou análise de cesta de mercado em português, consiste em extrair uma grande quantidade de associações de produtos a partir da base de dados de transações. Originalmente, era utilizada para analisar cestas de compras em mercados, mas não se limita a este cenário, podendo ser aplicada em qualquer negócio que venda produtos. Os sistemas de recomendação, amplamente empregados em e-commerces destacados, como Amazon e Mercado Livre, são comumente fundamentados em técnicas de Mineração de Dados e MBA. Este estudo apresenta uma proposta de sistema de recomendação adaptável, desenvolvido para operar tanto em ambientes digitais quanto em lojas físicas de uma extensa rede varejista. Este trabalho propõe um sistema de recomendação adaptável tanto para plataformas digitais quanto para lojas físicas de uma grande rede varejista utilizando a técnica MBA. O diferencial desta abordagem reside na capacidade de realizar recomendações de produtos em larga escala, otimizando o processamento de grandes volumes de dados por meio de ferramentas e estratégias de processamento distribuído os quais foram essenciais para a resolução dos desafios encontrados relacionados a big data. A motivação para tal desenvolvimento decorre da observação de que a maioria das pesquisas existentes concentra-se em sistemas de recomendação adequados apenas para pequenas quantidades de dados além de auxiliar outros pesquisadores na resolução dos desafios existentes neste cenário. Foi possível entender as relações entre os produtos recomendados separados por região, setores e estações do ano onde foi possível entender os comportamentos entre regiões norte e sul do país, produtos do mesmo setor se relacionam fortemente, eventos climáticos influenciam na recomendação além do recomendador entender as variações do produto e recomenda-los entre si. A eficácia do sistema proposto foi avaliada com uma estimativa de precisão de 22,53% para o canal digital e 31,28% para as lojas físicas considerando dezembro/2023.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Primo, Tiago Thompsen
dc.subject.cnpq1CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR


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