Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorZen, Eliana
dc.date.accessioned2024-05-03T15:57:44Z
dc.date.available2024-05-02
dc.date.available2024-05-03T15:57:44Z
dc.date.issued2024-03-22
dc.identifier.citationZEN, Eliana. Diretrizes de Acessibilidade em Ambientes de Desenvolvimento Integrado para Estudantes Cegos. Orientadora: Tatiana Aires Tavares. 2024. 223 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12909
dc.description.abstractAssistive Technology (AT) has played a pivotal role in integrating and including people with disabilities in society. Adopting AT is essential for blind people to ensure equitable access to Information and Communication Technologies (ICTs). However, in Computer Science courses, more than merely using AT may be required to guarantee an understanding of the concepts covered in the subjects and complete access to the resources offered by essential tools for their professional development. This is because screen readers, the primary accessibility tool blind students use to interact with digital systems, perform a linear reading of the content provided in the graphical interface. This limitation may require more time and cognitive effort from users. This challenge is particularly evident in Integrated Development Environments (IDEs), which have interfaces heavily reliant on graphical elements and may not be fully accessible to screen readers if accessibility requirements are not adequately implemented. In this context, design guidelines are crucial in providing recommendations for developing IDEs that meet the accessibility needs of blind students. This was the focus of this doctoral thesis, which sought to specify a set of guidelines to support the design and implementation of IDEs that consider the accessibility requirements necessary to facilitate the interaction of these students. To achieve this goal, a set of guidelines was developed following a methodology encompassing the following stages: Exploratory, Descriptive, Correlational, Selection, Specification, Validation, and Refinement. In each phase, studies included a literature review, survey, interviews, and focus groups involving students, professors, professional programmers, accessibility analysts, and IDE developers. These steps culminated in elaborating Accessibility Guidelines in IDEs for Blind Students. The results obtained in the validation stages indicate that this set of guidelines fulfills its mission of assisting in developing IDEs accessible to these students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectProgramação de computadorespt_BR
dc.subjectEstudantes cegospt_BR
dc.subjectDiretrizespt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectComputer programmingpt_BR
dc.subjectBlind studentspt_BR
dc.subjectGuidelinespt_BR
dc.titleDiretrizes de Acessibilidade em Ambientes de Desenvolvimento Integrado para Estudantes Cegospt_BR
dc.title.alternativeAccessibility Guidelines in Integrated Development Environments for Blind Studentspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA Tecnologia Assistiva (TA) tem desempenhado um papel fundamental na inte gração e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Especificamente para pessoas cegas, a adoção de TA é essencial para assegurar o acesso equitativo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). No entanto, nos cursos de Computação, o simples uso de TA pode não ser suficiente para garantir a compreen são dos conceitos abordados nas disciplinas, nem o acesso completo aos recursos oferecidos pelas ferramentas essenciais à formação profissional dos estudantes. Isso porque os leitores de tela, principal recurso de acessibilidade utilizado por estudantes cegos para interagir com sistemas digitais, realizam uma leitura linear do conteúdo disponibilizado na interface gráfica. Esta limitação pode exigir mais tempo e esforço cognitivo dos usuários. Esse desafio é particularmente evidente em Ambientes de Desenvolvimento Integrados (IDEs), que possuem interfaces fortemente baseadas em elementos gráficos e podem não ser completamente acessíveis aos leitores de tela se os requisitos de acessibilidade não forem adequadamente implementados. Nesse contexto, as diretrizes de design desempenham um papel crucial ao oferecer recomendações para o desenvolvimento de IDEs que atendam às necessidades de acessibilidade dos estudantes cegos. Este foi o enfoque dado nesta Tese de Doutorado, que buscou especificar um conjunto de diretrizes para apoiar o projeto e a implementação de IDEs que considerem os requisitos de acessibilidade necessários para facilitar a interação desses estudantes. Para alcançar esse objetivo, o conjunto de diretrizes foi elaborado seguindo uma metodologia que englobou os seguintes estágios: Exploratório, Descritivo, Correlacional, Seleção, Especificação, Validação e Refinamento. Em cada uma dessas fases, foram conduzidos estudos que incluí ram revisão da literatura, questionários, entrevistas e grupo focal, contando com a participação de estudantes, professores, programadores profissionais, analista de acessibilidade e desenvolvedor de IDEs. Essas etapas culminaram na elaboração das Diretrizes de Acessibilidade em IDEs para Estudantes Cegos. Os resultados obtidos nas etapas de validação indicam que este conjunto de Diretrizes cumpre sua missão de auxiliar o desenvolvimento de IDEs acessíveis a esses estudantes.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Tatiana Aires
dc.subject.cnpq1CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem