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dc.creatorRocha, Kátia da Silva
dc.date.accessioned2024-05-08T11:14:27Z
dc.date.available2024-05-09
dc.date.available2024-05-08T11:14:27Z
dc.date.issued2017-11-28
dc.identifier.citationROCHA, Kátia da Silva. Conhecimento de mulheres sobre a imunização gestacional e infantil. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12935
dc.description.abstractThe study aimed to identify the knowledge of women regarding vaccines received in the gestation and the first year of the child's life. Qualitative, descriptive research performed in a Basic Health Unit of the municipality of Sinop-MT. Twenty-four women with a child less than one year old who received at least one vaccine dose from the pregnant or infants' calendar respectively, recommended by PNI / MS, participated in this study. The norms of Resolution nº. 466/12 of the National Health Council - Ministry of Health were observed, and the research was approved by the Ethics and Research Committee of the Faculty of Medicine of the Federal University of Pelotas, with Opinion nº. 1.892.576 and CAAE 63197416.9 .0000.5317. Data were collected from January to March 2017, through a semi-structured interview and simple observation and analyzed according to Bardin content analysis. The results showed three themes: Women's understanding of vaccination; (Des) knowledge about the relationship between the vaccine and the disease it prevents and guidelines received or not by women on vaccines. Regarding women's knowledge about gestational and childhood vaccination, it is evident that women recognize the importance of vaccination actions and relate vaccines to the prevention and protection of diseases. It is also observed that there are weaknesses and doubts, mainly about post-vaccinal adverse events; women are unable to relate the vaccine received with preventable diseases, that the health education process developed by health professionals is limited to guidelines on the technical procedure of vaccination and post-vaccination care. On the other hand, there are gaps in the role of women in the search for knowledge about vaccination, even in the face of women's access to information related to the vaccination process. It is concluded that health professionals need to develop a reflexive critical ability about the work process that involves vaccination actions, as well as to be sure about women's understanding of vaccines. It is believed that health education can qualify vaccination activities and help in the reception and clarification of women's doubts regarding gestational and child vaccination, as well as contribute to the empowerment of women on the subject studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectVacinaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectVaccinationpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.titleConhecimento de mulheres sobre a imunização gestacional e infantilpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of women about gestational and childhood immunizationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo objetivou identificar o conhecimento das mulheres em relação às vacinas recebidas na gestação e no primeiro ano de vida da criança. Pesquisa qualitativa, descritiva realizada em uma Unidade Básica de Saúde do município de Sinop-MT. Participaram desta pesquisa 24 mulheres com filho menor de um ano de vida, que receberam pelo menos uma dose de vacina do calendário da gestante ou infantil respectivamente, preconizado pelo PNI/MS. Foram observadas as normas da Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde, sendo a pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Pelotas, com Parecer nº 1.892.576 e CAAE 63197416.9.0000.5317. Os dados foram coletados no período de janeiro à março de 2017, por meio de entrevista semiestruturada e observação simples e analisados de acordo com análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram três temáticas: O entendimento das mulheres quanto a vacinação; (Des) conhecimento sobre a relação entre a vacina e a doença que previne e as orientações recebidas ou não pelas mulheres sobre as vacinas. Em relação ao conhecimento das mulheres quanto a vacinação gestacional e infantil, evidencia-se que as mulheres reconhecem a importância das ações de vacinação e relacionam as vacinas a prevenção e proteção de doenças. Observa-se também, que há fragilidades e dúvidas, principalmente sobre os eventos adversos pós vacinais; as mulheres não conseguem relacionar a vacina recebida com as doenças preveníveis, que o processo de educação em saúde desenvolvido pelos profissionais de saúde se limita a orientações sobre o procedimento técnico da vacinação e cuidados pós vacinais. Por outro lado, identifica-se lacunas no protagonismo das mulheres na busca do conhecimento sobre vacinação, mesmo diante do acesso que as mulheres dispõem quanto as informações relacionadas ao processo de vacinação. Conclui-se que os profissionais de saúde, necessitam desenvolver habilidade crítico reflexiva sobre o processo de trabalho que envolve as ações de vacinação, bem como se certificarem acerca da compreensão das mulheres sobre as vacinas. Acredita-se que, a educação em saúde possa qualificar as atividades de vacinação e auxiliar no acolhimento e esclarecimento das dúvidas das mulheres em relação a vacinação gestacional e infantil, bem como contribuir para o empoderando das mulheres sobre a temática estudada.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Marilu Correa
dc.subject.cnpq1ENFERMAGEMpt_BR


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