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Qual a importância da percepção das mais velhas do Quilombo Coxilha Negra sobre a formação das mais novas como professoras?
dc.creator | Ferreira, Adriana da Silva | |
dc.creator | Lima, Georgina Helena Xavier | |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T02:23:59Z | |
dc.date.available | 2024-05-14T02:23:59Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Adriana da Silva; LIMA, Georgina Helena Xavier. Qual a importância da percepção das mais velhas do Quilombo Coxilha Negra sobre a formação das mais novas como professoras? In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12977 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem origem em nossa pesquisa de dissertação de mestrado, ainda em andamento, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha Formação de Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educação. Nosso estudo tem como enfoque a forma como as mais velhas do Quilombo Coxilha Negra (RS/São Lourenço do Sul) percebem a formação como docentes das mulheres mais novas que ingressaram no Ensino Superior. De acordo com Nascimento (2002), quilombo parte da ideia de um território e uma organização social e política destinadas à resistência cultural negra. Com base nessa perspectiva, nosso problema da pesquisa gira em torno de um olhar quilombola das mulheres mais velhas acerca da formação docente das engressantes no ensino superior. Desse repertório de saberes adquiridos, deseja-se compreender se na relação entre os processos educativos (de dentro e fora do quilombo) possibilidades coletivas e emancipatórias para a comunidade podem ser vislumbradas. O fato de se tornarem professoras, é mais impactante porque serão elas as responsáveis de educar para um mundo menos desigual que até então têm sido a lógica de se aquilombar. Nossa pesquisa objetiva compreender quais ensinamentos que a comunidade quilombola compartilha entre as diferentes gerações, reconhecendo-os como processos educativos e relacionar esses processos à educação formal, investigando a forma como as mais velhas do quilombo vêem essa educação das mais novas no ensino superior com o fato principal de se tornarem professoras. Ao estabelecer essa relação, objetivamos também verificar a incidência das relações etnico-raciais nos diferentes processos de formação, além de conhecer na história das mulheres envolvidas no estudo de modo a perceber seus percursos de formação como um todo do quilombo à universidade, também pensarmos em formas de resistência a partir da educação e do processo de emancipação das mulheres quilombolas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Quilombo Coxilha Negra | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Comunidades quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Mulheres quilombolas | pt_BR |
dc.title | Qual a importância da percepção das mais velhas do Quilombo Coxilha Negra sobre a formação das mais novas como professoras? | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |