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dc.creatorFerreira, Adriana da Silva
dc.creatorLima, Georgina Helena Xavier
dc.date.accessioned2024-05-14T02:23:59Z
dc.date.available2024-05-14T02:23:59Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationFERREIRA, Adriana da Silva; LIMA, Georgina Helena Xavier. Qual a importância da percepção das mais velhas do Quilombo Coxilha Negra sobre a formação das mais novas como professoras? In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12977
dc.description.abstractO presente trabalho tem origem em nossa pesquisa de dissertação de mestrado, ainda em andamento, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha Formação de Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educação. Nosso estudo tem como enfoque a forma como as mais velhas do Quilombo Coxilha Negra (RS/São Lourenço do Sul) percebem a formação como docentes das mulheres mais novas que ingressaram no Ensino Superior. De acordo com Nascimento (2002), quilombo parte da ideia de um território e uma organização social e política destinadas à resistência cultural negra. Com base nessa perspectiva, nosso problema da pesquisa gira em torno de um olhar quilombola das mulheres mais velhas acerca da formação docente das engressantes no ensino superior. Desse repertório de saberes adquiridos, deseja-se compreender se na relação entre os processos educativos (de dentro e fora do quilombo) possibilidades coletivas e emancipatórias para a comunidade podem ser vislumbradas. O fato de se tornarem professoras, é mais impactante porque serão elas as responsáveis de educar para um mundo menos desigual que até então têm sido a lógica de se aquilombar. Nossa pesquisa objetiva compreender quais ensinamentos que a comunidade quilombola compartilha entre as diferentes gerações, reconhecendo-os como processos educativos e relacionar esses processos à educação formal, investigando a forma como as mais velhas do quilombo vêem essa educação das mais novas no ensino superior com o fato principal de se tornarem professoras. Ao estabelecer essa relação, objetivamos também verificar a incidência das relações etnico-raciais nos diferentes processos de formação, além de conhecer na história das mulheres envolvidas no estudo de modo a perceber seus percursos de formação como um todo do quilombo à universidade, também pensarmos em formas de resistência a partir da educação e do processo de emancipação das mulheres quilombolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectQuilombo Coxilha Negrapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectComunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.titleQual a importância da percepção das mais velhas do Quilombo Coxilha Negra sobre a formação das mais novas como professoras?pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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